Governo do Amapá realiza ação de saúde e cidadania no distrito do Lourenço
Força tarefa do Governo do Estado do Amapá levou serviços sociais e de saúde para os mais de 1,8 mil cidadãos do distrito.
Estado levou diversos serviços sociais e de saúde para cerca de 1,8 mil habitantes do distrito.
A dona de casa Elcleia Oliveira, 42 anos, conseguiu tirar em uma única manhã a Carteira do SUS, Carteira de Identidade e ainda se consultar com um médico. Ela foi uma das pessoas atendidas nesta sexta-feira, 2, pelo Governo do Amapá, durante a ação social e de saúde no distrito de Lourenço, no município de Calçoene.
"Foi uma grande surpresa, porque o distrito do Lourenço precisa receber ações como essa. Para que a gente consiga ter acesso a esses serviços, precisamos nos deslocar por quilômetros e nem sempre temos essa disponibilidade", relatou Elcleia.
Uma força tarefa montada pelo Estado levou diversos serviços sociais e de saúde para cerca de 1,8 mil habitantes do distrito, que faz parte de Calçoene, município a 374 quilômetros de Macapá. Para chegar até a comunidade são percorridos mais 58 quilômetros em um ramal de terra.
Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atua na comunidade com atendimento ambulatorial, triagem para casos de covid-19, com testes rápidos e distribuição dos medicamentos que fazem parte do protocolo de tratamento para a doença.
Já a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza vacinação contra o sarampo e orientação e distribuição de hipoclorito, preservativo, testes de HIV, sífilis, hepatite, glicemia e aferição da pressão arterial, além do apoio da vigilância sanitária na orientação do distanciamento, aglomeração e ações de higiene com álcool em gel e distribuição e uso adequado de máscaras.
Assistência social
A Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) realiza o pré-cadastro de famílias aptas ao Renda Para Viver Melhor, programa do Governo do Amapá que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social.
Técnicos da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) também realizam o cadastro de jovens entre 15 a 29 anos interessados em participar do Amapá Jovem. O programa estadual promove a inserção desse público no mercado de trabalho através de capacitações.
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) cadastra garimpeiros que atuam na atividade mineral do distrito e desejem ter o registro da atividade junto ao órgão. Além disso, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) apresentou a eles linhas de crédito para abertura de novos negócios, com taxas de juros especiais entre 1,5% e 1,7%.
Outra importante ação foi realizada pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), que fez a instalação de uma bomba de captação e outra de distribuição, que aumentarão em 30% o abastecimento de água para o distrito. Todas as ações tiveram o apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!