Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo promove testes rápidos para covid-19 aos profissionais e colaboradores do HE

Trabalho também incluiu atualização da carteira de vacinação dos trabalhadores. Ação garante maior segurança a funcionários e pacientes.

Por Redação
09/10/2020 13h28

Profissionais da saúde do HE tiveram oportunidade de atualizar a carteira de vacinação.

Os profissionais e colaboradores do Hospital de Emergência (HE) participaram nesta sexta-feira, 9, de uma ação para atualizar a carteira de vacinação. Na oportunidade, também foi aplicado o teste rápido de pesquisa de anticorpos para covid-19 (IgG e IgM). Trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalhador da unidade.

As vacinas aplicadas fazem parte do esquema de vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde e do Trabalho para profissionais da saúde. Neste primeiro momento foram ofertadas vacinas contra o tétano, difteria, hepatite B, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e influenza. Posteriormente, serão aplicadas a Pneumo 13 e Pneumo 23 - que passaram a fazer parte do esquema do servidor.

"Atrelamos duas necessidades constantes dos nossos profissionais: a testagem em massa para covid-19 e a atualização da caderneta de vacinação. A imunização é uma importante medida de prevenção e proteção contra o adoecimento de todos. No caso do trabalhador da saúde, além de reduzir substancialmente o número de profissionais suscetíveis a determinadas doenças, também protege o próprio paciente", explicou a enfermeira Leyde Moraes, do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador.

O teste aplicado durante a ação detecta a presença de anticorpos IgG e IgM - que são defesas produzidas pelo corpo contra o novo coronavírus. Com isso, é possível detectar se o trabalhador já teve a doença ou se está com o vírus ativo no organismo. A testagem, faz parte das medidas adotadas pelo Governo do Estado para o controle da covid-19 e acontece de forma contínua, em atenção aos profissionais da saúde.

A ação foi destinada não apenas para médicos, enfermeiros e outros profissionais da assistência, mas também, para os demais colaboradores da unidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!