Governo lança portal de transparência sobre medidas adotadas para o fornecimento de energia no Amapá
Além de prestação de contas, a plataforma reúne medidas adotadas pelo Estado em parceria com governo federal e também checagem sobre fake news.
A plataforma foi elaborada pelo Prodap e Secom.
Para dar transparência à aplicação dos recursos federais e de todas as ações voltadas para minimizar os transtornos causados pela redução do fornecimento de energia que atingiu 13 municípios do Amapá, o Governo do Estado lança o portal Energia Para o Amapá, que reúne informações exclusivas sobre a frente de trabalho para o restabelcimento integral de energia.
Acesse: transparenciaenergia.portal.ap.gov.br
A proposta é garantir mais transparência sobre prestação de contas e medidas adotadas pelo Estado em parceria com governo federal, além das iniciativas administrativas, como a divulgação de decretos e outros documentos. A plataforma conta ainda com espaços para notícias e também checagem de fake news, que muitas vezes ganham visibilidades e causam prejuízos com a desinformação da população.
A plataforma foi elaborada pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e Secretaria de Comunicação (Secom), que também é responsável por gerenciar o portal, juntamente com Gabinete Civil, Secretaria de Administração (Sead) e Secretaria de Planejamento (Seplan).
“O portal vem justamente para, primeiramente, garantir transparência. O Amapá é considerado um dos estados com maior transparência do Brasil. E é muito importante também para a população se informar do que está acontecendo”, destacou o secretário titular da Seplan, Eduardo Tavares.
Recurso Emergencial
O governador do Amapá, Waldez Góes, assinou na terça-feira, 10, o Decreto Nº 3879, autorizando a Defesa Civil Estadual a utilizar R$ 21,6 milhões liberados pelo governo federal. Este recurso emergencial é para o enfrentamento das consequências causadas pelo apagão, que atingiu 13 municípios do estado.
Poderá ser acompanhado pelo Energia Para o Amapá a execução desse recurso, destinado para a locação de geradores e compra de combustível para utilização pelos dispositivos que, atualmente, geram energia em estruturas críticas e essenciais, como hospitais, equipamentos da Segurança Pública e no sistema de captação, tratamento e distribuição de água.
Como navegar no portal
Ao acessar o Energia Para o Amapá, na parte superior direita está a área Dia a Dia, onde o internauta pode acompanhar uma timeline com informações em tempo real sobre as ações de governo relacionadas à redução do fornecimento de energia. Logo abaixo há uma área dedicada às notícias, com o intuito de repassar de forma mais detalhada os últimos acontecimentos sobre o assunto.
No lado esquerdo, logo abaixo da manchete de notícias, há uma área para visualização e/ou download de arquivos. À direita mais manchetes de notícias são ofertadas.
No rodapé, em um carrossel de cards, está o Amapá Check, onde falsas notícias relacionadas à redução do fornecimento de energia no Amapá são checadas, apresentando as informações corretas sobre os fatos citados. Essa ferramenta é uma inovação do Governo do Amapá e permitirá elucidar fake news de forma mais incisiva, ajudando para que não tomem maiores proporções.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!