Amapá firma parceria para implementar novas tecnologias para a ZFV
A ideia é conceber um empreendimento tecnológico no Amapá, que ofereça base científica à pesquisas sobre os recursos naturais do Estado.
A comitiva visitou o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, situado na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde estão instalados 52 laboratórios em parceria com o setor privado. A ideia é conceber um empreendimento tecnológico no Amapá, que ofereça base científica à pesquisas sobre os recursos naturais do Estado como matéria-prima para as indústrias da ZFV. “Com a experiência bem sucedida que conhecemos lá, começamos a construir a concepção de um Parque Tecnológico Florestal para o Amapá. Este centro de pesquisa seria instalado no município de Porto Grande, onde temos a silvicultura e as concessões florestais para o uso sustentável do potencial madeireiro”, explicou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Robério Aleixo.
A comitiva amapaense também esteve no município paraense de Bragança, na Vila de Fátima, onde funciona uma inovadora unidade de produção agropecuária. Neste local foi potencializada a diversidade de vegetais, principalmente do plantio de mandioca e banana, a partir de um banco de germoplasma – estrutura projetada para conservação de material genético vegetal, que pode ser usado a qualquer tempo. “A mandioca produzida com esta experiência tem alta qualidade. As práticas também mostram é possível produzir mais em menos espaço”, reforçou Aleixo, destacando existir no Amapá a possibilidade da mesma técnica ser empregada no cultivo o feijão caupi.
Ainda na unidade experimental, os pesquisadores da Embrapa-PA mostraram novas práticas de manejo da mandioca, voltadas ao aumento da produção de farinha, a partir da seleção de raízes. “Conhecemos processos integrativos de atuação e experiências inovadoras e exitosas que podem ser replicadas no Amapá. Além disso, firmamos uma parceria para trazer estas tecnologias ao Amapá”, explicou Robério Aleixo.
PDA
Além da Embrapa, a comitiva teve um encontro na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), onde o secretário de Estado das Cidades, Alcir Matos, buscou apoio para a construção do Plano de Desenvolvimento do Amapá (PDA). O objetivo é conseguir recursos juntos à Sudam para a execução do plano.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!