Equipe de Governo e moradores alinham ações para a comunidade Porto do Céu
Melhorias de ramais de acesso à comunidade, reforço na segurança pública e acesso às políticas públicas em agricultura e juventude foram alguns dos assuntos alinhados.
Neste sábado, 30, o governador Waldez Góes, acompanhado de gestores estaduais de várias pastas estiveram na comunidade.
A comunidade Porto do Céu faz parte do distrito do Coração, área de Macapá, e conta com 13 vilas comunitárias que têm a agricultura como principalmente fonte de renda. Neste sábado, 30, o governador Waldez Góes, acompanhado de gestores estaduais de várias pastas esteve com os moradores para ouvir os principais anseios da população local.
O encontro contou com a presença dos gestores das secretarias de Estado de Inclusão e Mobilização Social, Transporte, Educação, Juventude, Amapá Terras, Rurap e Afap e aconteceu no pátio da escola estadual professor David Miranda dos Santos, recém-inaugurada Governo do Amapá.
O líder do movimento das lideranças das comunidades do Porto do Céu, Romilson Bastos, reforçou que a principal reivindicação de quem mora em uma das 13 pequenas comunidades do Porto do Céu é em relação à melhoria nos ramais de acesso.
"Chegou o inverno, o acesso está comprometido. Isso dificulta o escoamento da produção de muitos agricultores. Nosso pedido é que seja feito algo paliativo no inverno e que no verão possa chegar a tão sonhada pavimentação do nosso ramal principal", solicitou o representante das comunidades.
Ele ainda aproveitou a oportunidade para agradecer ao governo pela entrega da escola, um antigo sonho da comunidade.
O governador Waldez Góes ressaltou que o Estado deve licitar nos próximos dias, uma empresa que vai fazer o projeto para a pavimentação deste ramal.
"A gente precisa elaborar este projeto para depois buscar os recursos necessários para o serviço. Porém, não vamos esperar isso para darmos uma resposta para a comunidade. Durante este inverno, tudo que for possível fazer para melhorar o acesso de quem utiliza o ramal para se locomover, será feito através de administração direta", assegurou o governador.
PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), também foi debatido durante a reunião. Dos 129 agricultores inscritos para participar do programa em Santana, 22 são do Porto do Céu. Ficou acertado também que a próxima feira do PAA deverá acontecer na escola estadual prof. David Miranda dos Santos, no Porto do Céu.
"O Rurap entra com a assistência, com a compra e entregue para a secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social, que repassa para as entidades cadastradas pela Sims", destacou diretor-presidente do Rurap, Hugo Paranhos.
Educação
A secretária adjunta de Educação, Keuli Baía, informou para a comunidade que o Governo do Amapá deve manter as entregas dos Kits Merenda em Casa enquanto houver as aulas não presenciais. Ela ressaltou que as aulas presenciais devem voltar quando for segur.
A escola estadual professor David Miranda dos Santos deve atender alunos do ensino fundamental, porém, a comunidade solicitou o ensino médio para a instituição de ensino.
"Ainda não estamos trabalhando com ensino médio na escola, porém, no dia da inauguração, tivemos tratativas sobre isso, e agora na primeira quinzena de fevereiro devemos voltar a discutir esse assunto", garantiu a secretaria adjunta de Educação.
Segurança pública
Outro tema levantado durante a reunião foi a questão da reativação da base policial que possa atender a comunidade. O chefe do gabinete de segurança institucional, coronel Carlos Braga, assumiu a responsabilidade de conduzir as tratativas junto à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf) para agilizar a reativação da base policial.
A base deve funcionar com a permanência de equipe policial. Ele explicou que esses policiais estarão na base para atender à comunidade e solicitar apoio de equipes de batalhões de área, caso a ocorrência demande apoio policial.
Para a professora e moradora da comunidade do Porto do Céu, Maria Telma Coelho, a reunião foi de grande importância porque a comunidade vinha buscando dialogar com o Estado sobre os problemas e as dificuldades que os moradores enfrentam. Ela disse que saiu da reunião com a certeza de que terá suas reivindicações atendidas.
"A nossa principal reivindicação, que é sonho de muitos que moram aqui, é a pavimentação do nosso ramal. Hoje tivemos a resposta do Estado de que em breve poderemos ter este sonho realizado. Isso nos deixa felizes, principalmente pela presença do governador que representa o compromisso dele com esta comunidade", concluiu a moradora.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!