Governo do Amapá volta a ofertar teste do pezinho a partir de 17 de março
Serão analisadas até 500 amostras por mês dos bebês nascidos na Maternidade Mãe Luzia e no Hospital Estadual de Santana.
Mais de 500 bebês serão beneficiados todos os meses com o teste
O Governo do Amapá voltará a ofertar a partir da próxima quarta-feira, 17, o teste do pezinho para os bebês nascidos no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá, e no Hospital Estadual de Santana.
A medida foi possível após a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA) que será responsável pela análise das amostras. As duas unidades farão a coleta das amostras que serão armazenadas e enviadas semanalmente via aérea pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).
O Termo de Cooperação prevê a análise de até 500 amostras mensais. Paralelo a isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trabalha no processo de reestruturação do laboratório de análises do Hemoap, para que o Instituto seja o responsável pela análise das amostras no Amapá.
O teste do pezinho é um exame realizado entre o segundo e o quinto dia do nascimento do bebê que consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar em papel filtro especial. O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!