Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá lança protocolo com foco na atenção à saúde sexual e reprodutiva do adolescente

Documento irá servir como base para que as equipes de saúde e educação possam conscientizar jovem sobre assuntos como gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis.

Por Redação
27/06/2021 10h00

Lançamento aconteceu na sexta-feira, 25, no Centro de Convenções de Pedra Branca do Amapari.

O Governo do Amapá lançou o ‘Protocolo Estadual de Atenção à Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva do Adolescente’, que irá servir como base para que as equipes de saúde e educação possam realizar ações e projetos para a conscientização de jovens sobre escolhas responsáveis sobre a sua vida sexual, o que inclui a prevenção à gravidez precoce e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O projeto busca o envolvimento da escola como conscientizadora para a promoção da saúde sexual e reprodutiva, realizando ações sobre temas relacionados à educação sexual, para que os adolescentes possam expressar sua sexualidade de forma saudável e segura. O lançamento aconteceu na sexta-feira, 25, no Centro de Convenções de Pedra Branca do Amapari. 

As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) municipais e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) também serão orientadas quanto ao acolhimento desses jovens que procurarem os profissionais em busca de informações, garantindo o  acesso a orientação, serviços e consultas de saúde, com direito a privacidade e sigilo de opiniões e condutas, só exigindo a presença dos pais ou responsável sob mediante risco ou necessidade de internação, quando houver casos de adolescentes com déficit intelectual ou distúrbios psiquiátricos ou em situações de constatação ou suspeita de abuso sexual.

Prevenção

O protocolo também busca ampliar a oferta e o acesso de adolescentes aos testes e exames de saúde sexual e saúde reprodutiva, com aconselhamento pré e pós-atendimento, com acompanhamento ativo e de dispensação dos medicamentos nos casos de IST, para a adesão ao tratamento, e o devido acompanhamento no pré-natal as adolescentes grávidas com o envolvimento do parceiro durante todo o período.

Pedra Branca do Amapari foi o primeiro município a receber as orientações acerca do protocolo, os demais municípios serão alcançados de forma gradual, para que todos estejam cientes das estratégias e diretrizes.

A psicóloga da equipe da Coordenadoria de Políticas de Atenção a Saúde (CPAS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Assunção Rocha, explicou que o protocolo trará um olhar diferenciado e acolhedor para ao adolescente que busca a UBS em busca de cuidados com a sua saúde para ter uma vida sexual saudável.

"Hoje vemos que a informação está nas palmas das mãos através do celular, mas assimilação da informação ainda é muito deficiente, ela tem que ser feita com reflexão e discussão, primeiramente de forma teórica para que eles entendam, temos que envolver o adolescente para que ele possa fazer suas escolhas de forma consciente e segura", ressaltou Assunção.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!