Escolas de Gestão Compartilhada comemoram bom desempenho de estudantes em vestibulares de instituições públicas
Parceria da Secretaria de Educação com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro acontece desde 2017 em unidades escolares de Macapá, Santana e Oiapoque.
Estudante da escola Antônio Messias, Valfredo Assis Furtado Neto Carvalho, foi aprovado no curso de Licenciatura em Química, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
As escolas de gestão compartilhada continuam apresentando resultados crescentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somadas, as escolas estaduais Antônio Messias (Polícia Militar), Igarapé da Fortaleza (Polícia Militar) e Risalva Freitas do Amaral (Corpo de Bombeiros), que atualmente possuem turmas de terceiro ano do ensino médio, aprovaram 34 estudantes em universidades públicas. As instituições de ensino já se destacam entre as mais procuradas para a matrícula de estudantes.
Aos 19 anos, o estudante da escola Antônio Messias, Valfredo Assis Furtado Neto Carvalho, foi aprovado no curso de Licenciatura em Química, da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
“A escola de gestão compartilhada foi fundamental para eu retomar ao caminho dos estudos. Lá eu aprendi a ter disciplina e, graças a eles e a minha dedicação, eu posso comemorar essa aprovação e dar orgulho para minha família”, disse o estudante.
Aprovado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Amapá (Unifap), o estudante Victor Ferreira Guimarães, 19 anos, da escola estadual Risalva Freitas do Amaral, atribuiu sua aprovação também as estratégias de ensino da instituição.
“As avaliações no formato de mini Enem, promovidas pela escola no final dos bimestres, foram fundamentais para minha preparação. Quando eu fiz a prova de verdade, não senti dificuldades pois já estava adaptado ao formato. Sou grato pelos professores e escola, que me ajudaram a entrar no curso dos meus sonhos”, afirmou Victor.
Para Ryan Muller, Coordenador de Educação Básica e Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Cebep/Seed), desde o início do processo de implantação das escolas de gestão compartilhada, os indicadores de aprendizagem são exitosos e crescentes.
“Isso se dá por meio do fortalecimento do vínculo entre escola e família no acompanhamento das atividades escolares, reforçando a disciplina dos estudantes na rotina escolar, além da metodologia assertiva que desenvolve a responsabilidade nos estudos. Duas combinações extremamente relevantes, que fazem esse modelo de escola ser um grande sucesso”, pontuou o coordenador.
Escolas de Gestão Compartilhada
A Gestão Compartilhada engloba hoje cinco escolas com a Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Exército Brasileiro, em Macapá, Santana e Oiapoque. O novo modelo, implantado a partir de 2017, acontece nas escolas Antônio Messias (PM), Afonso Arinos (PM), Igarapé da Fortaleza (PM), Risalva Freitas do Amaral (CBM) e Duque de Caxias (Exército Brasileiro). Juntas, elas atendem cerca de cinco mil estudantes e, além do currículo da Base Comum, desenvolvem ações pedagógicas militares sobre ética e cidadania.
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