Parceria entre Estado e Prefeitura vai manter funcionamento de novo tomógrafo em Laranjal do Jari
Equipamento foi adquirido com emenda de bancada do senador Davi Alcolumbre e deve atender moradores de toda a região do Vale do Jari.
A entrega do tomógrafo beneficiará pessoas dos municípios de Laranjal, Vitória do Jari e Almeirim, no Pará.
Uma parceria entre o Governo do Amapá e a Prefeitura de Laranjal do Jari vai manter o funcionamento do novo tomógrafo entregue no município no último sábado, 25.
Na entrega, o governador, Waldez Góes, ressaltou que o equipamento vai beneficiar moradores de todo o Vale do Jari, que também inclui as cidades de Vitória do Jari, no Amapá, e Almeirim, no lado paraense.
O equipamento foi adquirido com recursos de emendas do senador Davi Alcolumbre.
“O tomógrafo vai beneficiar toda a população do sul do Amapá que, antes, precisava se deslocar até Macapá para realizar exames como o de tomografia”, disse Góes.
O exame de tomografia é útil para identificar traumas e diagnosticar doenças como hemorragias, derrame pleural, embolia pulmonar, acidentes vasculares cerebrais, além de ser um dos grandes aliados no tratamento da covid-19.
Segundo o secretário de saúde, Juan Mendes, ofertar o equipamento a população do Vale do Jari é também beneficiar os moradores de municípios adjacentes e, dessa forma, construir uma rede mais completa de assistência à saúde.
“Esse é um passo muito importante na assistência à saúde de alta e média complexidade aqui no Vale do e reforça o compromisso do Governo do Estado em dispor de um serviço que oferte o acesso a saúde de qualidade para a população amapaense”, enfatizou o secretário.
O tomógrafo está instalado no Centro Municipal de Diagnóstico de Imagem, em Laranjal do Jari.
Investimentos de saúde no Vale do Jari
O Governo do Amapá tem investido nas ações de saúde voltadas ao Vale do Jari. Este ano, o Projeto de Telemedicina,apoiado pelo Hospital Albert Einstein, foi implementado para aproximar médicos e pacientes e, dessa forma, agilizar a entrega de laudos, análise de exames e realização de diagnósticos.
O projeto possibilita atendimento em oito especialidades médicas, com consultadas realizadas por profissionais das áreas de endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, cardiologia, psiquiatria, pneumologia e reumatologia.
O Governo do Estado também encaminhou uma estrutura do Mais Visão ao Vale do Jari, proporcionando, aproximadamente, 200 procedimentos oftalmológicos por dia.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!