Semana da Saúde na Fronteira tem avanços e pauta de prioridades
O evento foi pensado no sentido de garantir aos moradores dos municípios de Oiapoque e São Jorge.
Os resultados da Semana da Saúde na Fronteira, que aconteceu em Macapá entre os dias 13 e 15 deste mês, foram comemorados por técnicos amapaenses e franceses que participaram do evento. Um dos assuntos mais discutidos foi o trabalho conjunto de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, na fronteira entre dois países.
Durante os três dias de evento foram discutidos temas importantes, entre eles o tratamento e controle de doenças crônicas e a assinatura de termos de cooperação técnica para a troca de experiências. O compartilhamento de tecnologias para tratamento e combate a doenças tropicais, como a malária, por exemplo, também foi debatido.
O evento foi pensado no sentido de garantir aos moradores dos municípios de Oiapoque e São Jorge, informações e atendimento adequado quanto às doenças comuns nessas regiões. Além disso, contribuir para que pessoas que transitam na faixa de fronteira possam ter garantido o atendimento à saúde.
Prioridades
Na pauta de discussões, os temas prioritários foram o atendimento de urgência e emergência, cuidados e acompanhamento a pacientes com HIV e combate ao Aedes.
Foram assinados dois acordos de intenção. Um entre o Instituto Pasteur (França) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) e outro entre o Samu do Amapá e o Samu da Guiana. Os dois acordos visam cooperação técnica e troca de informações entre os dois lados.
“Esse encontro foi muito importante porque pudemos vislumbrar que as lutas de lá são as mesmas daqui, e que há intenção de colaboração entre os dois lados. Observamos também, que é possível oferecermos atendimento digno à população”, avaliou Silvia Maués, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS).
Durante o encontro também foi definido que haverá visitas técnicas de profissionais da área de saúde que trabalham em Oiapoque aos hospitais e outras unidades de saúde de Caiena. Além disso, existe a intenção da implantação de um centro de referência no tratamento de HIV/Aids em Oiapoque.
O próximo encontro entre os dois países está previsto para acontecer em Oiapoque, no mês de setembro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!