Mês do Meio Ambiente discute prioridades para a APA da Fazendinha
O assunto foi debatido por moradores e representantes de órgãos públicos, durante o Mês do Meio Ambiente.
Criada há dez anos, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, que faz parte do conjunto de Unidades de Conservação do Amapá, têm passado por momentos difíceis, principalmente quanto às questões ambientais. O assunto foi debatido por moradores e representantes de órgãos públicos, durante o Mês do Meio Ambiente.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, destacou que a APA da Fazendinha é um dos lugares mais preservados do Estado, e que os órgãos públicos devem se unir para criar políticas públicas que visem a valorização e a implantação de novo projetos naquela área.
“A comunidade deve participar ativamente desses debates, porque são conhecedores das necessidades e do dia-dia da região”, contou.
A APA da fazendinha é conhecida pela preservação ambiental e pela realização de atividades extrativistas, como o processo de extração artesanal do óleo de andiroba. Porém, para a moradora e representante da comunidade, Izabela Madureira, os projetos que buscam valorizar o lugar estão sem amparo e correm o risco de acabar.
“Os próprios moradores fazem uma frente de trabalho dentro da APA com atividades alusivas à educação ambiental e preservação. Temos uma preocupação muito grande com as nossas crianças, pois no futuro serão elas que cuidarão desse lugar”, contou.
O guarda-parque, Nerivan Costa da Silva, trabalha na APA e falou sobre a importância de se criar novos projetos para a área, como a elaboração e implantação de um plano de manejo. “Nós trabalhamos com atividades comunitárias dentro da área de preservação, e com a criação do plano de manejo, a atual realidade pode mudar pois teremos mais projetos e conseguiremos mais apoio”, finalizou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!