Nova Economia: Governo do Amapá realiza I Workshop de Exportação
Evento teve como objetivo orientar empreendedores locais que querem exportar seus produtos, especialmente para a Guiana Francesa.
Evento aconteceu nesta quinta, 30.
O Amapá possui localização geográfica privilegiada, limitando-se com a Guiana Francesa e próximo ao Canal do Panamá - características que favorecem a comercialização de produtos para o mercado internacional. Com foco em chamar atenção para esse potencial, o Governo do Estado realizou o I Workshop de Exportação nesta quinta-feira, 30. O evento levou orientações aos empreendedores locais sobre o passo a passo para quem quer exportar seus produtos, especialmente para a Guiana Francesa - porta de entrada para o mercado europeu.
O objetivo é disseminar a cultura exportadora entre os empreendimentos locais, especialmente aqueles que possuem Selo Amapá – Produtos do Meio do Mundo, como destacou o governador, Waldez Góes.
“Espaço mercadológico existe para todos, porém é desafiador, e tenho a certeza que a realização do Workshop é um incentivo para fortalecer a cultura exportadora em nosso estado”, disse Góes.
De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, a localização geográfica e o potencial hidrográfico do estado são fatores que proporcionam economia para a logística de exportação, se comparado aos custos nas regiões sul e sudeste.
“Esse custo reduz, em média, 30% a 40%, devido à localização geográfica estratégica de proximidade aos maiores portos do mundo, como os da Europa, Estados Unidos, China e o Canal do Panamá”, explicou o diretor da Agência Amapá, Joselito Abrantes.
O ponto alto do evento foi a palestra “Exportando para a Guiana Francesa”, ministrada pelo empresário Felipe Azevedo, da trading Fanbraz - Exportadora e Importadora ,que atua há mais de três anos no mercado, conduzindo produtos nacionais aos mercados das Guianas e Antilhas Francesas.
Felipe falou sobre as potencialidades do produto amapaense no mercado da Guiana Francesa e repassou informações necessárias sobre os requisitos para exportação de produtos, seja de grande, média ou pequena empresa.
As linhas de financiamento para a exportação, também foram apresentadas em palestra ministrada pelo Gerente Geral de Agência-Empresa do Banco do Brasil, Inácio Fonseca.
Presente no evento, o coordenador de inserção internacional de empresas do Ministério da Economia, Victor Maseli, enfatizou a importância da preparação para exportação.
“A exportação precisa estar no planejamento da empresa, para que parte da sua estratégia seja voltada ao mercado internacional, por isso é necessário que haja momentos como este: de compartilhamento de informações, para que o empresário não o faça de maneira desorganizada”, enfatizou Victor Maseli.
Próximos Passos
Joselito Abrantes, afirmou que, agora, serão iniciadas as tratativas das empresas que estão preparadas visando a exportação de seus produtos para Guiana, através da articulação com a empresa Fanbraz.
Ao final do evento, a Amazonbai, que possui o único Açai com certificação FCC do mundo, realizou degustação do produto aos participantes. No evento, também houve a posse dos membros do Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora: Agência Amapá, Sefaz, Afap, Acia, Femicro, Fieap, Basa, Unifap, Fecomercio, Correios, Sebrae e CDSA.
A programação faz parte do Plano da Nova Economia do Governo do Estado, que prevê um conjunto de políticas públicas para um novo e mais eficiente modelo de desenvolvimento econômico para o Estado, com a previsão de geração de mais emprego e renda, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida aos cidadãos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!