Fiscalização de alimentos em balneários e restaurantes será mais rigorosa nas férias
A ação faz parte de um termo de cooperação assinado entre a Vigilância Sanitária do Estado, Lacen, Procon e Vigilância Sanitária do Município.
O treinamento aconteceu no auditório da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Estado.
Estabelecimentos comerciais, restaurantes e os pontos que oferecem alimentos em balneários serão fiscalizados com maior frequência nesse período de férias. Na manhã desta quinta-feira, 14, técnicos do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), e da Vigilância Sanitária do município receberam orientações sobre a ação.
O treinamento aconteceu no auditório da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) do Estado, e teve como foco o manejo das amostras para exames laboratoriais.
A ação faz parte de um termo de cooperação assinado entre a Vigilância Sanitária do Estado, Laboratório Central (Lacen), Procon e Vigilância Sanitária do Município.
O Lacen avalia tanto os produtos industrializados como os prontos para o consumo. O alimento pode ser condenado por sua composição, como pela rotulagem inadequada.
“Se na pesquisa bacteriana identificarmos um nível elevado de bactérias, esse produto é condenado. O problema pode estar nas condições de higiene”, explica Emi Toguche, analista de alimentos do Lacen.
O chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do Estado, José Nilson, disse que o treinamento é de grande importância para os técnicos. “Eles estarão prontos par atuar nesse período de férias nos balneários onde há estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes. Nesse período de muito calor, a armazenagem desses produtos conta muito para a conservação dos mesmos, sem prejuízo à saúde da população”, explica José Nilson.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!