Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá incentiva empreendimentos de inovação e tecnologia com nova linha de crédito

Inicialmente, a Afap vai disponibilizar R$ 2 milhões em financiamentos para as empresas, fortalecendo a movimentação da economia.

Por Redação
21/10/2022 21h45

Neste primeiro momento, duas empresas estão habilitadas para ter acesso ao financiamento.

O Governo do Amapá incentiva a expansão dos empreendimentos do setor de inovação e tecnologia com uma nova linha de crédito, que, inicialmente, vai disponibilizar R$2 milhões para financiamentos voltados a empresas do setor. Assim, elas poderão investir na ampliação dos negócios, mantendo os postos de trabalho e gerando mais emprego e renda.

Para concretizar a oportunidade, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) foi a segunda do norte do país a acessar os recursos da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), uma empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

“O recurso vem justamente para fomentar o mercado amapaense e, por meio dele, é possível fortalecer as empresas e custear e regularizar despesas o que abre oportunidade direta para geração e manutenção de emprego”, detalha a presidente da Afap, Syntia Lamarão.

O trabalho é executado em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que auxiliará na captação, orientação e fomento de atividades empreendedoras inovadoras.

"A nova linha é fundamental para fomentar startups que participam de programas do próprio governo, como o Centelha e o Inova Amazônia, pois essas empresas precisam captar recursos para alavancar seus negócios e produtos, fortalecendo o desenvolvimento do estado", pontuou o gestor da Setec, Rafael Pontes.

Syntia Lamarão completa que, neste primeiro momento, como teste, serão atendidas duas empresas selecionadas pelo edital Finep Amazônia.

"Esse é um passo importante para futuras operações de créditos e, para que depois de tudo alinhado, possamos ampliar o financiamento aos demais empreendimentos”, explica Lamarão.

Nesta quinta-feira (20), os técnicos do Afap participaram de um treinamento promovido pela Finep para compreender as diversas linhas de crédito da financiadora e, assim, começar a operar com tais recurso. O responsável pelo curso foi o gerente do departamento Regional Norte da Finep, Rodrigo de Lima, que estava em visita técnica à Afap.

Oportunidades

A primeira linha a ser acessada pelos empreendedores amapaenses será a Finep Inovacred Expresso, que já possui duas empresas habilitadas para a tomada de crédito. Um dos critérios de enquadramento para esta linha é ter recebido apoio do governo federal nos últimos 10 anos, caso das empresas Soverteria Macapá, conhecida pelo nome fantasia Qsabor, e a Tributei, uma startup contábil criada em 2019.

Sandro Cargel, diretor da Qsabor, conta que o financiamento é para a fase final da produção, como o empacotamento dos sorvetes que deverá ser mais ágil com a aquisição de determinados equipamentos.

“Nosso intuito é ampliar o negócio e colocar nossos produtos no mercado nacional e internacional, pois estamos próximos da Europa [devido à fronteira com a Guiana Fronteira]”, explica Sandro.

O diretor executivo do software de automação da Tributei detalha que os fomentos terão um papel decisivo na expansão nacional da empresa amapaense.

“O financiamento da Finep vai nos ajudar na contratação de mais pessoal para desenvolver nosso produto, tornando-o mais robusto, potencializando nosso crescimento e, assim, atuar nas 27 unidades da federação. Hoje já atuamos em 24 estados”, destaca Waldir Júnior,

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!