Amapá Cacau: Governo do Estado entrega insumos agrícolas para produtores familiares de Igarapé das Armas, em Macapá
Programação extensionista foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e atendeu neste serviço 30 agricultores.

O Governo do Amapá realizou uma entrega de insumos agrícolas para produtores familiares da comunidade de Igarapé das Armas, zona rural de Macapá. A ação também contou com uma palestra dinâmica e orientativa sobre a utilização dos fertilizantes, realizada por técnicos do estado. A atividade faz parte do Programa Amapá Cacau, que visa alavancar a cadeia produtiva cacaueira.
A programação rural foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que neste serviço atendeu 30 agricultores da Associação dos Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade do Igarapé das Armas e Santa Inês do Matapi (Afacia). Os insumos NPK 10-28-20 e micronutrientes FTE, serão utilizados na adubação das lavouras com o objetivo de garantir o desenvolvimento saudável das mudas e fortalecer a produção local.
“Estamos acompanhando de perto a execução do programa, fornecendo o devido conhecimento técnico e apoio ao agricultor precisa para criar através do Amapá Cacau, mais uma fonte de renda para o sustento familiar”, destacou a secretária da SDR, Beatriz Barros.

Com o viés de entregar, mas também ofertar orientações técnicas foi realizada uma palestra assistencial para todos beneficiários, visando repassar aos produtores a melhor forma de utilizar os insumos.
“Nosso intuito é sempre repassar conhecimento aos nossos produtores familiares e neste caso, especificamente, queremos mostrar e orientar como eles podem usar os produtos nas mudas de cacau. Isso é fundamental para o desenvolvimento da cadeia do cacau”, informou o engenheiro agrônomo da SDR, Luiz Cabral.

O Programa Amapá Cacau é uma das estratégias do Governo do Amapá para fomentar a produção de cacau no estado, gerando renda, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável para as comunidades rurais do Amapá.
“A aproximação entre o produtor e o poder público traz benefícios diretos, pois, muitas das vezes muitos agricultores recebem os materiais, mas não tem uma técnica completa para aplicar os insumos de forma correta. Agora com essa parceria isso se torna mais fácil e reduz as perdas”, comentou o presidente da Afacia e produtor, Gérson da Silva.
Amapá Cacau
O programa visa incentivar e inserir a cadeia cacaueira no estado, garantindo ao produtor familiar uma nova fonte de renda pela produção de derivados do cacau. O projeto concentra-se, inicialmente, na Região Centro-Oeste, envolvendo os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes. Com grande potencial posteriormente, foi incluso o município de Tartarugalzinho.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!