Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

3º seminário de transição aborda a saúde pública

Durante o seminário a equipe de governo apresentou o balanço da saúde, avanços e projetos em andamento.

Por Redação
28/10/2022 12h54

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, fez o balanço dos investimentos no setor desde 2015

Gestão orçamentária e financeira, captação e aplicação de recursos na saúde e o enfrentamento à pandemia no Amapá foram os temas apresentados no 3º seminário de Transição de Governo, que tratou sobre saúde pública, nesta quinta-feira, 27.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, fez o balanço dos investimentos no setor desde 2015.

Mendes destacou a atuação do Estado no enfrentamento à covid-19, que evitou que o Amapá, diferente de outros estados, passasse por uma crise de falta de oxigênio, assim como o trabalho feito na montagem dos Centros Covid e ampliação de leitos para atender à população amapaense acometida pela doença.

Outro aspecto positivo, são os índices de transparência com os gastos da covid-19. Em 2020 e 2021, foram mais de R$ 190 milhões investidos na prevenção, combate e tratamento da covid-19.

A organização dos contratos de serviços de saúde também foram avanços no setor, principalmente na nefrologia e imaginologia. Para garantir a continuidade dos serviços, uma comissão foi montada para o acompanhamento e avaliação das Organizações Sociais - OSS contratadas pela SESA.

Projetos estruturantes como a Modernização Da Gestão, Proadi – Sus, Projeto Fortalecimento Da Gestão Estadual Sus - Triênio 21-23, Contratação de Serviços Em Saúde, Transformação Digital, Sanar, Programa Mais Visão, Fortalecimento Do Apoio Ao Diagnóstico e Terapêutica, Saúde Indígena, Planejamento Regional Integrado – Pri, Regionalização Em Saúde, foram apresentados no seminário.

“Mesmo com os desafios da pandemia, conseguimos avançar em muitos pontos, desde pagamento de pessoal, contratos aos projetos estruturantes, que se tornaram referência em transformação digital, a exemplo da regulação do acesso aos serviços de saúde”, exemplificou o gestor.

Ele ressaltou que a maior parte do orçamento da saúde é destinado para o pagamento de servidores: são mais de R$ 71 milhões aplicados na folha de pagamento.

Para o governador eleito, Clécio Luís, o evento foi uma oportunidade para os gestores apresentaram um diagnóstico da saúde no estado.

“Agora a nossa equipe de transição vai se aprofundar nesses dados para que tenhamos o quadro da saúde e em janeiro possamos entrar com o pé direito”, afirmou o governador eleito.

Entregas

O governo também apresentou as entregas feitas para a saúde, entre elas a Unacon, Maternidade Bem Nascer, Central Estadual de Regulação, Ambulatório de Obesidade, com destaque para as cirurgias bariátricas que antes eram feitas via Programa de Tratamento Fora de Domicilio e atualmente são feitas no estado, Centro de Reabilitação pós-covid, Caps Gentileza, Hospital Regional de Porto Grande, entre outras.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!