Policiamento Comunitário: Governo capacita agentes para atuação preventiva nas escolas
Treinamento incluiu práticas de mediação de conflitos e procedimentos operacionais. Mais de 70 servidores da PM, Polícia Civil e Guarda Municipal participaram da qualificação.
Solenidade de encerramento ocorreu no auditório da PM/AP nesta terça-feira, 1.
Prevenção às drogas e à violência nas escolas, mediação de conflitos e procedimentos operacionais do policiamento escolar foram alguns dos eixos da capacitação realizada pelo Governo do Estsd para agentes da Segurança Pública.
Veja mais fotos aqui
Foram mais de 70 servidores da Polícia Militar (PM/AP), Polícia Civil (PC/AP) e Guarda Civil Municipal (GCMM) que participaram do treinamento, coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que ocorreu dividido em duas turmas: uma entre os dias 17 e 22 de outubro e outra na semana seguinte, entre os dias 24 e 29.
O secretário adjunto da Sejusp, Cel. José Mont’Alverne, esclareceu que o curso integra a permanente política de valorização e qualificação dos servidores de todo o sistema estadual de Segurança Pública e Defesa Social.
Mont’Alverne relembrou a reestruturação inédita do setor, resultado de um extenso planejamento iniciado em 2015, que já investiu mais de R$ 360 milhões em novos prédios, equipamentos táticos, viaturas, capacitações e tecnologia.
“A qualificação dos nossos agentes soma-se a toda essa gama de investimentos já realizados pelo Estado, que refletem diretamente no desempenho e na qualidade dos atendimentos que ofertamos à sociedade”, pontuou o secretário.
Para a comandante-geral da PM, Cel. Heliane Braga, a política de policiamento comunitário nas escolas se estende para além de rondas e palestras, sendo um relevante instrumento de apoio à comunidade escolar.
“É uma política de Estado contínua e comprovadamente bem sucedida na prevenção à criminalidade. Proteger e defender as crianças e os adolescentes, evitando que sejam cooptadas pelo crime e auxiliando os profissionais da Educação é o compromisso que assumimos”, frisou a comandante-geral.
O curso de Policiamento Escolar Comunitário tem carga horária de 80 horas e também incluiu disciplinas de práticas restaurativas, desenvolvimento de habilidades no trato com os alunos, aspectos psicológicos de crianças e adolescentes, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicação de instrumentos de menor potencial ofensivo e educação especial e inclusiva.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!