Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá inicia 2023 com mais de mil cirurgias eletivas em janeiro

Estado registrou uma média de 35 procedimentos por dia, nos cinco hospitais especializados; balanço foi divulgado nesta quinta-feira (9).

Por Andreza Teixeira
09/02/2023 19h30

Dados mostram uma resposta eficaz do governo, para diminuir o tempo de espera de pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (9), o balanço das cirurgias eletivas e de urgência realizadas nos hospitais públicos do Amapá, em janeiro de 2023. Foram 1.077 procedimentos, uma média de 35 intervenções por dia nas cinco unidades que oferecem o serviço.

As operações foram em várias especialidades, com destaque para a ortopedia. Os números mostram uma resposta rápida e eficaz do governo, para diminuir o tempo de espera nas filas.

O Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), por exemplo, concentrou quase a metade desse tipo de atendimento. A unidade fez 447 cirurgias, entre ortopedia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, e outros. A maior demanda ainda é pela ortopedia, que neste primeiro mês do ano, contabilizou 301 procedimentos.

Já no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), 220 pacientes passaram por intervenção cirúrgica, dessas, 74 foram na área ortopédica. Os dados positivos são reflexos de iniciativas como o programa "Zera Fila", lançado pelo Estado, para otimizar as marcações e assim, realizar o maior número de cirurgias possíveis, dentro de um espaço de tempo menor.

 

 

No Hospital da Criança e Adolescente (HCA), foram 103 procedimentos, a maioria voltados para a cirurgia geral, com 89 casos. E no Hospital de Oiapoque, no extremo sul do Estado, 24 cirurgias entre obstétricas e ortopédicas, foram realizadas.

Das 283 cirurgias registradas no Hospital da Mulher Mãe Luzia, 202 foram cesarianas, seguido de laqueadura, com 49 atendimentos e 9 laparotomias, que são manobras cirúrgicas para identificar diversos tipos de doenças. A maternidade também faz colocação de DIU, histerectomia, entre outras intervenções.

"Independente do nosso programa 'Zera Fila', os procedimentos cirúrgicos continuam em todas as unidades hospitalares. Após os serviços de melhorias que o Hospital de Emergências vem recebendo, as outras unidades também serão contempladas, como o HCAL que terá mais um centro cirúrgico para aumentar a capacidade de procedimentos realizados”, explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Zera Fila
O programa, que integra o plano de governo desta nova gestão, foi adotado após a identificação de uma alta demanda desse tipo de serviço para a área da ortopedia nos hospitais.

Para dar celeridade à fila de espera, as equipes de saúde promovem mutirões de cirurgias que ajudam na recuperação mais rápida dos pacientes e, consequentemente, melhoram o fluxo de pessoas dentro dos hospitais.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!