Obra de acesso à Ponte do Rio Matapi receberá asfaltamento
Obra segue dentro do cronograma e deverá ser entregue à população até o fim do ano
A obra deverá ser oficialmente entregue à população até o fim do segundo semestre.
A obra de acesso à Ponte do Rio Matapi começará a receber pavimentação asfáltica. O serviço deve ser executado a partir desta quinzena na estrutura em que a terraplanagem já foi finalizada. O procedimento é a etapa final da obra, que integra o eixo metropolitano entre os municípios de Macapá, Mazagão e Santana.
A área que receberá o asfalto fica abaixo da estrutura da ponte. Também será realizado o desvio da rede de alta tensão do local em que está sendo construído o empreendimento.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Jorge Amanajás, a obra segue em ritmo acelerado e dentro do cronograma da instituição. “O tempo ensolarado tem nos permitido avançar na execução da terraplanagem. Acreditamos que em um mês a terraplanagem das demais vias estará finalizada e elas estarão prontas para receber o asfalto”, disse o gestor.
Após essa etapa, será feita a sinalização horizontal e instalação da iluminação na extensão da ponte. A obra deverá ser oficialmente entregue à população até o fim do segundo semestre.
A obra
O projeto de construção da ponte sobre o Rio Matapi faz parte de um conjunto de obras do Plano Rodoviário do Amapá, criado pelo governador Waldez Góes, durante o seu segundo mandato. Em 2010, o projeto foi deixado pronto e com recurso em caixa para ser executado já na gestão do ex-governador Camilo Capiberibe, porém a obra só foi iniciada em 2013.
O valor inicial da obra era de R$ 86 milhões, mas foi onerada em R$ 20 milhões, em agosto de 2014, aumentando o valor para R$ 106 milhões através de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador. Os recursos para a obra são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).
A empresa CR Almeida, que era parte do consórcio, deixou de receber os pagamentos referentes ao período de agosto a dezembro de 2014, totalizando R$ 25,3 milhões, dívida que foi quitada pela atual gestão.
Em dezembro de 2015, o Consórcio Equador e a Setrap emitiram termo de recebimento provisório da obra, depois de realizar o pagamento de todas as medições da ponte, que corresponde a R$ 53,6 milhões.
Outros R$ 18,9 milhões foram desembolsados para as obras de acesso, que corrige o erro de engenharia autorizado na gestão de Capiberibe que projetou a ponte fora do eixo da rodovia e em uma área de várzea. Como reflexo desses erros, o valor global da obra foi onerado em mais de R$ 32 milhões.
Desenvolvimento econômico
O empreendimento visa fortalecer o eixo de integração econômica das áreas metropolitanas de Mazagão, Macapá e Santana, que está sendo planejado pelo Governo do Estado. A ponte será rota de escoamento da produção familiar e potencializará a área industrial localizada às margens do Rio Matapi.
Nesse eixo, também estão inclusas outras obras que visam desenvolver essa região do Estado, a exemplo do trecho de 27 quilômetros da Rodovia AP-010, que liga o município de Mazagão à Vila de Mazagão Velho, que foi oficialmente entregue pelo governo no fim de julho e a obra de alargamento e duplicação da Rodovia Duca Serra, que está em andamento.
Dados técnicos
A edificação tem 612 metros de comprimento. O projeto é composto por cinco vãos de 38 metros. Três ficarão posicionados no lado de Santana e dois em Mazagão. O vão central, que vai permitir navegação embaixo da ponte, tem 50 metros de largura por 25 metros de altura.
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