Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Caminhão-museu com exposição sobre 200 anos da Independência do Brasil abre para visitação no Amapá

Estrutura montada em frente à Casa do Artesão irá funcionar até domingo, 26.

Por Worchiely Costa
24/03/2023 14h00

Caminhão-museu está em frente à Casa do Artesão

O caminhão-museu do Senado Federal chegou ao Amapá trazendo na bagagem episódios da Independência do Brasil que ganharam pouca notoriedade em 200 anos de história. Para marcar o início das visitações ao espaço, uma visita guiada foi realizada nesta sexta-feira,24, com a presença do governador do Amapá em exercício, Teles Júnior. Com a mostra oficialmente aberta, agora o público poderá viajar pela história do Brasil até domingo, 26, na estrutura com diversos recursos tecnológicos, montada em frente à Casa do Artesão.

"Somos privilegiados por receber o caminhão-museu no nosso estado. Esta estrutura destaca eventos históricos que não receberam a importância que mereciam. Durante muito tempo nós aprendemos a Independência do Brasil pelo protagonismo de homens, mas na verdade, ela teve uma participação intensa de mulheres. E aqui na exposição o visitante vai poder conhecer um pouco delas, que fizeram o Brasil de hoje. É muito importante que todos venham prestigiar", disse Teles Júnior.


O Amapá é o primeiro estado da região Norte a receber o caminhão-museu. Com a exposição "itinerários da independência", o visitante pode acompanhar a história dos vários projetos e conflitos políticos que ocorreram em torno da Independência do Brasil, um passeio rico em conteúdo que encheu os olhos de alunos da Escola Estadual Estadual Barão do Rio Branco.

A mostra faz parte das ações comemorativas do Bicentenário da Independência do Brasil promovidas pelo Senado Federal em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A exposição em Macapá recebe o apoio da Secretaria de Estado da Cultura(Secult), sob a articulação do Senador Randolfe.

"Nós sabemos que estamos no processo dos 200 anos da Independência do Brasil. Foi um processo muito rico que envolveu centenas de movimentos sociais, muio mais que o movimento do Dom Pedro I. E o interessante é que o visitante vai poder interagir com o conteúdo dentro do museu e mais do que isso. Quem visitar este espaço vai poder reviver os 200 anos da indepedência do Brasil". Destacou Charles Chelala, representante do senador Randolfe.


Exposição itinerante
Uma iniciativa do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a exposição Itinerários da Independência usa diferentes recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos para contar a história das vários ações e manifestos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil.

A exposição apresenta ao visitante diversas oportunidades para conhecer um pouco mais sobre essa história, com o acompanhamento de 5 monitores.


O visitante vai poder conhecer:
  • Sala de cinema com projeções de vídeos curtos sobre o tema da Independência;
  • Sala interativa de realidade virtual onde o visitante poderá ser fotografado participando de dois momentos históricos da Independência;
  • Biblioteca equipada com livros e histórias em quadrinhos sobre a Independência;
  • Oito computadores para os visitantes escutarem podcasts e acessar ao site Itinerários Virtuais da Independência;
  • Onze painéis com reproduções de obras de artistas, brasileiros e estrangeiros;
  • Painéis onde é possível criar um conteúdo para as redes sociais com dois personagens da luta pela Independência no Brasil;
  • Ambiente conta com o tema “Vira-Vira As mulheres que estavam lá” que mostra que haviam mulheres que participaram do processo de Independência para o Brasil e atuaram de forma diversa.

 

Serviço

Sábado, 25
Público em geral e visitação de alunos e acadêmicos mediante agendamento em grupos de no máximo 50 pessoas. Visitas com duração de 40 minutos.
Horário: 9h às 12h e de 15h às 20h

Domingo, 26
Público em geral
Horário: 15h às 20h

Confira como foi o 1º dia do caminhão-museu em Macapá:

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!