Capacitações, humanização e novas viaturas darão reforço a Patrulha Maria da Penha no Amapá
Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Polícia Militar conversam propostas para o atendimento à mulher vítima de violência.
Coronel Adilton Corrêa, secretária Adrianna Ramos e tenente Waldenice em reunião com Nádia Gerhard
As propostas extraídas do "I Encontro Dialogando a Patrulha Maria da Penha”, realizado em Macapá pela Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM), nos dias 28 e 29 de março, já começaram a ser apreciadas pelos principais idealizadores do evento.
Na quarta-feira, 29, a secretária Adrianna Ramos se reuniu com a tenente Waldenice Santos, coordenadora da Patrulha Maria da Penha no Amapá, com Nádia Gerhard, idealizadora do programa no Rio Grande do Sul, e com o comandante da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), coronel Adilton Corrêa.
No encontro, a PM-AP reafirmou o compromisso de fortalecer a política de proteção da mulher amapaense através de capacitações humanizadas e contínuas da Patrulha em todo o estado. Além da capacitação, o comandante pretende aumentar o número de viaturas para dar mais rapidez ao atendimento às mulheres.
"Ficamos satisfeitos em saber que estamos no caminho certo, seguindo todo o plano de comando do governador Clécio [Luís] e da Polícia Militar”, afirmou.
Adrianna Ramos disse que a ideia é fazer com que a política para as mulheres se torne institucional na Polícia Militar fazendo com que o atendimento em toda rede de proteção seja coeso.
"Ainda temos muitas ações para fazer em relação à Patrulha Maria da Penha, e com um comandante comprometido, certamente os resultados desta nova política serão colhidos em pouco tempo", assegurou.
Nádia Gerhard conta que leva de volta ao Rio Grande do Sul conhecimentos importantes sobre a questão da mulher no Amapá e satisfação por ver que a ideia de combater a violência contra a mulher é um ponto que muitos órgãos se comprometeram em agir na causa de forma integrada.
"Vamos nos unir do Oiapoque ao Chuí nas estratégias de proteção à mulher. É muito gratificante estar no Amapá e ver que o comando da Polícia Militar tem toda essa sensibilidade. A partir do momento que PM atua no combate à violência doméstica, outros delitos tendem a diminuir”, disse.
Outra proposta gerada no “Dialogando a Patrulha Maria da Penha” foi o anúncio da SEPM sobre um intercâmbio entre Amapá e Rio Grande do Sul, estado onde a Patrulha Maria da Penha registra excelentes resultados.
O intercâmbio será uma troca de conhecimentos e experiências com a validade dos números positivos do estado gaúcho para adequar a realidade da Região Norte, especificamente o Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!