Defesa Civil do Amapá envia equipe ao Vale do Jari para dar suporte aos atendimentos da população
Nível do rio Jari apresentou uma leve baixa na medição, mas o cenário ainda é de alerta devido às possibilidades de cheias na região.
Famílias estão sendo assistidas pelas unidades municipais de Defesa Civil em Laranjal do Jari e Vitória do Jari
A Coordenadoria de Defesa Civil do Amapá (Cedec) enviou, no início da tarde desta terça-feira, 25, uma equipe ao sul do estado para dar suporte às prefeituras de Laranjal do Jari e Vitória do Jari no atendimento à população para o caso de cheias que, historicamente, atingem as duas cidades.
O nível do rio Jari apresentou uma leve baixa na medição. Na manhã desta terça-feira, a régua mostrou que o nível do rio está em 2,02 metros, enquanto na semana passada o registro chegou a 2,08 metros, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).
Em Laranjal do Jari, de acordo com a Defesa Civil do município, apenas o bairro Mirilândia foi afetado com a cheia das águas. Ainda assim, o cenário é de alerta, como explica o coordenador estadual da Cedec e comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP), coronel Alexandre Verissimo.
"Nossa equipe está indo para verificar a situação e analisar as medidas que podem ser tomadas para dar o melhor suporte para a população. O Governo do Amapá montou um Comitê de Resposta a Desastres no Vale do Jari e já está se reunindo com as secretarias que podem ser acionadas para atuar nos municípios afetados, caso seja neceessário”, disse Veríssimo.
O gestor lembra que o trabalho integrado com as prefeituras e com os técnicos municipais da Defesa Civil se estende também ao Corpo de Bombeiros. De acordo com Alexandre Veríssimo, os grupamentos que atuam no sul do estado estão preparados para atender as possíveis ocorrências e, caso haja necessidade de reforço, militares de Macapá também serão deslocados.
A Cedec informou que, no último boletim divulgado pela defesa Civil de Laranjal do Jari, havia o registro de uma família desalojada. Com foco na ajuda humanitária para essas pessoas, no fim da tarde desta terça-feira, haverá uma reunião no Palácio do Setentrião com a Secretaria de Estado de Assistência Social para definir as próximas ações de amparo aos moradores.
"O governador Clécio Luís está pondo em prática o Plano de Ação Integrada, que prevê o atendimento emergencial às possíveis situações de desastres e contempla principalmente a área assistencial para atendimento às famílias que possam ser afetadas pelas inundações”, explicou secretário executivo da Defesa Civil do Amapá, Janary Picanço.
A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:
- 193 - Corpo de Bombeiros
- 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
- 99206-2315 - Defesa Civil de Laranjal do Jari
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!