No Amapá, SVS reforça importância da lavagem das mãos para prevenção de doenças
Celebrado nesta sexta-feira, 5, Dia Mundial de Higiene das Mãos busca conscientizar pessoas a aumentar adesão da prática.
Hábito simples diminui proliferação de microrganismos causadores de infecções
Foi durante a pandemia de Covid-19, em 2020, que a advogada Milane Silva criou o hábito de higienizar as mãos com frequência. Ela conta que no início foi difícil aderir e manter a prática, mas aos poucos, se tornou uma rotina.
“Quando a pandemia chegou, vieram as recomendações médicas sobre a importância de higienizar as mãos para prevenir a Covid. Desde então, carrego na bolsa sabonete e álcool, lavo minhas mãos com constância”, relata a advogada, que hoje entende que outras doenças também podem ser evitadas a partir do hábito.
O Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado nesta sexta-feira, 5, busca fortalecer a conscientização e mobilizar pessoas em todo o mundo para aumentar a adesão da prática. É um cuidado que, mesmo simples e rápido, é capaz de fazer grande diferença na prevenção de vários tipos de infecções.
É o que comenta a contadora Jailce Souto, que tem como uma das grandes lições da pandemia a importância dos cuidados com a saúde e de lavagem das mãos para não contrair doenças.
“Eu acompanhava os noticiários, e o que eu mais via era essa recomendação, além do uso de álcool 70%. Adquiri o hábito, que foi necessário para reforçar as precauções e não caírem em desuso”, ressalta a contadora.
No Amapá, a prática é incentivada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) por meio das ações de prevenção às doenças transmissíveis. Contudo, foi durante a crise sanitária provocada pela Covid-19 que as campanhas foram reforçadas com a sociedade.
A superintendente da SVS, Margarete Gomes, reitera que com as medidas de higiene impostas pela pandemia, todos se viram na necessidade de cuidar com mais atenção da higienização, especialmente as mãos, partes do corpo mais expostas ao contágio por microrganismos.
“O hábito de lavar as mãos corretamente com frequência e usar álcool gel sempre foi uma recomendação de médicos e profissionais da saúde. Em todas as nossas ações de saúde e campanhas de prevenção às doenças transmissíveis, reforçamos a prática”, conclui Margarete.
Quando a lavagem das mãos deve ser feita
É preciso higienizar as unhas, o dorso das mãos, entre os dedos, a polpa digital, para que se tenha uma lavagem correta:
• Antes, durante e depois de preparar comida;
• Antes e depois de comer;
• Antes e depois de cuidar de alguém que está em casa doente com vómitos ou diarreia;
• Antes e depois de tratar um corte ou ferida;
• Depois de ir ao banheiro;
• Depois de mudar fraldas ou limpar uma criança que tenha ido ao banheiro;
• Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
• Depois de tocar num animal, comida de animal ou resíduos animais;
• Depois de manusear comida ou petiscos para animais de estimação;
• Depois de tocar em lixo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!