'Não é brincadeira e devemos denunciar', diz estudante em ação da Polícia Civil de combate aos perigos virtuais
Abertura do programa, nesta quinta-feira, 11, no Ciosp de Santana, reuniu alunos do ensino médio como Maria Vitória, de 13 anos.
Maria Vitória, do Colégio Madre Tereza, durante participação no evento
A aluna do 8º ano do ensino fundamental, Maria Vitória, de 13 anos, participou junto com a turma da escola, do lançamento da ação "Polícia Civil no combate aos perigos virtuais", nesta quinta-feira, 11, no município de Santana, na região metropolitana de Macapá.
O programa, desenvolvido pela equipe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) do município, reforça a política do Governo do Amapá de segurança nas escolas.
“A gente teve a oportunidade de entender que não é brincadeira o uso da internet e o que pode acontecer se não usar direito. Temos que ter cuidado com os nossos atos, que podemos responder por eles, assim como os nossos pais, e quando ver algum caso, é pra denunciar logo”, destacou Maria Vitória.
A aluna fez parte do primeiro grupo de estudantes que foi orientado pela delegada Áurea Uchôa, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, durante a palestra “Perigos da Internet: adolescência em risco”.
"A Polícia Civil tem se feito mais presente na comunidade escolar para tentar conscientizar o maior número de crianças e adolescentes sobre os riscos do uso da internet. A gente vem para que eles saibam os direitos e as consequências, caso pratiquem algum tipo de delito no ambiente virtual. É engano quem acha que a internet é terra sem lei", enfatizou a delegada.
O Colégio Madre Tereza, da rede privada de ensino do estado, abriu os trabalhos da ação que também teve visita monitorada dos estudantes em todos os setores do Ciosp. A escola, no fim do ano passado, foi alvo de falsas ameaças, através de mensagens em rede social, investigada pela polícia após registro de ocorrência.
Acompanhada da diretora pedagógica, Patrícia Vale, a diretora do Centro de Ensino Madre Tereza, Keila Rocha, ressaltou a importância do encontro como atividade preventiva de união entre a segurança do estado e a comunidade.
“É uma parceira de informação e orientação muito importante. Queremos que os alunos se tornem multiplicadores dentro dos seus territórios, que levem essas informações para alcançar muito mais adolescentes", disse Keila.
A ação segue nos próximos dois dias com a sequência do ciclo de palestras "Segurança Cibernética na Família e Escola", desta vez com temas voltados também para os pais e responsáveis.
“Hoje iniciamos o projeto com o objetivo maior de prevenção dos alunos sobre os envolvimentos e participação em atos infracionais, através de crimes virtuais. Queremos levar a todo o cidadão, de todas as idades o sentimento de segurança, em todos os ambientes”, falou a delegada Luiza Maia, coordenadora do Ciosp de Santana e idealizadora do projeto.
Agendamentos
A delegada coordenadora do projeto destaca que a participação das instituições de ensino pode ser solicitada diretamente no Ciosp de Santana, localizado na Rua General Ubaldo Figueira, nº 184, no bairro Central.
Serviço
Ação "Polícia Civil no combate aos perigos virtuais"
Ciclo de Palestras - Segurança Cibernética na Família e Escola
Local: Auditório do Ciosp de Santana
Sexta-feira, 12
Tema: Perigos da Internet: adolescência em risco
Palestrante: delegada Áurea Uchôa, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos
Hora: 8h às 10h
Público: estudantes
Sábado, 13
Tema: Responsabilidade da família no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes
Palestrantes: conselheiro tutelar, Amaury Barros e o advogado Elsonias Correa
Hora: 9h às 11h
Público: pais e responsáveis dos alunos
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!