‘É o meu dever garantir esse direito da minha filha’, diz mãe de criança vacinada contra poliomielite
O imunizante protege contra a paralisia infantil. Desde janeiro, o Governo do Amapá já entregou mais de 15 mil doses para aplicação nos municípios.
Vacina é indicada para crianças a partir dos 2 meses de vida até menores de 5 anos
Indicada para crianças a partir dos 2 meses de vida até menores de 5 anos, a vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite. Maila Gouveia, mãe da pequena Maria Alice, não faltou ao compromisso e já garantiu a imunização contra a doença, que é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.
“É meu dever trazê-la para se vacinar, garantir esse direito básico da minha filha. E eu asseguro que ela vai receber todas as vacinas indicadas, para todas as doenças que forem necessárias”, afirma Maila.
Também conhecida como paralisia infantil, ou apenas pólio, é uma doença contagiosa que pode causar sequelas permanentes e até a morte. Desde janeiro, o Governo do Amapá já entregou 15.160 doses para garantir que os municípios disponibilizem o imunizante, que pode ser injetável (VIP) ou oral (VOP), aplicada em gotas.
“Minha filha recebeu a primeira dose e vai tomar todas as outras que estiverem no calendário nacional”, reforça Deovana Ferreira, mãe da pequena Esmeralda Laís.
A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Margarete Gomes, explica que o esquema vacinal completo e na idade certa é a única forma de evitar a reintrodução da doença no Brasil, erradicada desde 1989.
“As vacinas são seguras e salvam vidas. E ter esse compromisso com as crianças é um ato de amor, com a prevenção de doenças graves, como a paralisia infantil, e tantas outras que podem afetar de maneira permanente a qualidade de vida da criança”, ressalta Margarete.
Cobertura vacinal
Em 2022, apenas 52,70% das crianças do Amapá foram imunizadas com a VIP. A capital Macapá atingiu 42,93%, Santana 64,05%, Oiapoque 45,10% e Laranjal do Jari 63,72%. A coordenadora de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, destaca que a meta nacional recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95%
“Mesmo que a vacina seja a única medida de prevenção contra a pólio, ainda temos um índice de cobertura baixo. O imunizante é distribuído pelo Governo mensalmente para os municípios, mas precisamos que a população nos ajude a elevar esses indicadores, levando suas crianças para vacinar”, ressalta a coordenadora.
Entenda o esquema vacinal:
- 1ª dose: aos 2 meses, através de injeção (VIP)
- 2ª dose: aos 4 meses, através de injeção (VIP)
- 3ª dose: aos 6 meses, através da injeção (VIP)
- 1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses), por meio da vacina oral (VOP)
- 2º reforço: menores de 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!