Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO SANITÁRIA

Governo do Amapá alerta produtores sobre fim do prazo para atualização cadastral de rebanho

A ação é obrigatória para propriedades rurais com animais de interesse econômico; iniciativa mantém reconhecimento do estado como área livre de febre aftosa.

Por Weverton Façanha
05/11/2024 11h30

Todos os escritórios da Diagro nos municípios estão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre a atualização cadastralO Governo do Amapá informa aos produtores rurais do estado que o prazo da campanha de atualização cadastral de rebanho encerra em 30 de novembro. A ação obrigatória faz parte da manutenção do reconhecimento do estado como área livre de febre aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A iniciativa abrange todas as propriedades rurais do estado que possuam animais de interesse econômico ou sanitário, como bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equídeos, aves, peixes e colmeias de abelhas e é coordenada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuário do Amapá (Diagro).

A não atualização dos rebanhos resultará na suspensão da emissão de Guia de Transporte AnimalCom o reconhecimento pelo Mapa, a Diagro reforçou a necessidade de um fortalecimento na vigilância sanitária com a atual campanha, que iniciou no segundo semestre deste ano, de agosto a novembro, para garantir o controle sanitários dos rebanhos amapaenses.

“Os produtores deverão procurar os escritórios da Diagro, onde eles já realizam a movimentação dos animais, para atualizar os dados da sua propriedade, assim como distribuição das espécies, faixas etárias e sexo dos animais”, destacou a médica veterinária e coordenadora de Defesa Agropecuária do Estado, Kelly Gonçalves.

Todos os escritórios da Diagro nos municípios estão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre a atualização cadastral. Os criadores devem lembrar que, a partir do dia 1º de dezembro, a não atualização dos rebanhos resultará na suspensão da emissão de Guia de Transporte Animal e bloqueio do trânsito de animais nas propriedades inadimplentes, além de possíveis penalidades.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!