‘São meios de fazer conhecida uma cultura tão importante’, diz turista em comemoração ao Dia Internacional dos Museus
A aposentada carioca Severina Melo aproveitou a feira de artesanato dos povos indígenas na Fortaleza de São José.
Turista veio do Rio de Janeiro-RJ para conhecer a cultura amapaense
Nem mesmo a chuva impediu a comemoração pelo Dia Internacional dos Museus, realizada pelo Governo do Amapá na Fortaleza de São José nesta quinta-feira, 18, que reuniu artesãos indígenas, turistas e empreendedores que atuam no entorno do monumento.
Uma das principais atrações foi a Feira dos Povos Indígenas, que para o jovem Panapé Apalai Waiana, de 24 anos, é uma grande oportunidade para difundir sua cultura em um evento que evidencia a trajetória e história dos povos originários do Amapá.
"É uma honra estar aqui, porque prestigiamos nossa cultura e apresentamos as habilidades de homens e mulheres indígenas através dos trabalhos manuais feitos em grafismos, miçangas e sementes", disse o artesão.
A aposentada Severina Melo veio do Rio de Janeiro-RJ para conhecer a cultura amapaense. Ela ficou encantada com a diversidade de produtos feitos pelas mãos dos artesãos do estado. “É tudo muito interessante. Acho que são meios de promoção e fazer conhecida uma cultura tão importante do povo brasileiro," disse a visitante.
Para a museóloga e gerente da Fortaleza de São José, Flávia Souza, a programação ajuda a dar mais visibilidade e chama a sociedade para os espaços de troca de conhecimento.
“Esse ano, a Semana dos Museus foi unificada com a participação de vários órgãos do Governo, e isso ajuda no fortalecimento da cadeia museológica do estado, além da aproximação com empreendedores que trabalham no entorno da fortificação", frisou Flávia Souza.
Conscientização
Os empreendedores que trabalham no perímetro próximo à Fortaleza participaram de uma roda de conversa, onde receberam da equipe técnica orientações sobre o contexto histórico e a importância da limpeza para conservação do monumento.
Para Idecildo Pantoja, que trabalha com venda de churros na fachada Norte do monumento, as orientações são mais um grande incentivo para atrair os clientes.
“Com iluminação e limpeza tudo fica seguro, e mais pessoas podem consumir nossos produtos, então é muito importante a gente se conscientizar e manter a organização do local", enfatizou o empreendedor.
A programação prossegue durante toda a tarde, com caminhada ecológica, seguida com abraço simbólico ao monumento e encerrando com a apresentação do teatro de fantoches com o espetáculo "Uma Aventura no Museu".
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!