Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo promove oficina de orientação aos interessados em bolsas de estudos em universidades japonesas

Encontro nesta sexta-feira, 19. na Ueap, vai explicar sobre processo de inscrição.

Por Weverton Façanha
18/05/2023 18h00

ssa é a primeira vez que o Estado promove a divulgação do incentivo educacional

O Governo do Amapá e o Consulado do Japão em Belém são parcerios na divulgação do edital de Bolsas Mext 2024, que oferece seis diferentes modalidades de bolsas de estudo para estudantes brasileiros cursarem universidades japonesas, incluindo também curso preparatório no Japão. Os interessados têm até 2 de junho para concorrer.

Essa é a primeira vez que o Estado promove a divulgação do incentivo. As tratativas com o Consulado do Japão em Belém, que compreende Pará, Maranhão, Amapá e Piauí, foram realizadas pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

Nesta sexta-feira, 19, será realizada uma oficina para orientar os acadêmicos interessado em concorrer a uma bolsa. O encontro será a partir das 16h, na sala 22 da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

"Será um momento de esclarecimento sobre o edital em aberto para as bolsas. Iremos falar sobre os requisitos para participar, como funciona o processo seletivo e ainda teremos um depoimento de um aluno que foi contemplado no procedimento do ano passado e está agora no Japão cursando mestrado", informou a analista de Relações Internacionais, Ariane Borges, que vai ministrar a palestra sobre o processo.

Para cada modalidade de bolsa, há um processo seletivo distinto. VEJA AQUI!

Pós-graduação
A bolsa para realização de pesquisas acadêmicas em universidades japonesas oferece ao interessado a oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado. Se aprovado no exame de admissão, o candodato que ainda não têm o domínio da língua japonesa, participará de um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa no Japão.

Graduação
A bolsa para cursar a graduação em uma universidade japonesa tem duração de 5 anos e inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas durante o primeiro ano no Japão.

Bovas bolsas
Este ano ainda será aberto mais três editais voltados para graduação, escola técnica e curso profissionalizante. As inscrições ocorrem 1º a 21 de junho. Os processos seletivos para as bolsas vêm sendo realizados pelas representações diplomáticas japonesas (Embaixada, Consulados e Escritórios Consulares) desde 1956. 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!