Governo do Amapá solicita ao Ministério da Saúde mais 100 mil doses da vacina contra Influenza
Imunizante deve chegar ao estado na terça-feira, 23. Distribuição para os municípios começa a partir de quarta-feira, 24.
Meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% da população contra a Influenza
O Governo do Amapá solicitou ao Ministério da Saúde mais 100 mil doses da vacina contra a Influenza. As doses extras vão garantir o reabastecimento do imunizante nos municípios. A procura pela vacina aumentou desde o último sábado, 13, quando o Estado declarou situação de emergência em saúde pública, devido ao surto de síndromes respiratórias.
De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o imunizante está previsto para chegar a Macapá, nesta terça-feira, 23. A distribuição para os municípios começa a partir da quarta-feira, 24, conforme agendamento na Coordenação Estadual de Imunização.
“Alguns municípios já entraram em contato com a gente pedindo doses extras da vacina. A ampliação do imunizante para todos os públicos fez com que a procura aumentasse, com isso o governo se antecipou para garantir que não falte vacina no estado”, informou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.
Santana já solicitou e receberá 10 mil doses; Porto Grande 4 mil; Vitória do Jari terá 3 mil; Laranjal do Jari pediu 2 mil; Itaubal e Calçoene 1 mil vacinas cada, e Serra do Navio fará a retirada de 400 doses. As demais prefeituras devem solicitar o imunizante no decorrer da semana.
A cobertura vacinal contra o vírus Influenza atinge hoje 47,25% em todo o estado. Mais de 40% das crianças acima de seis meses já foram imunizadas. A meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% da população, percentual preconizado pelo Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, após a distribuição da vacina para os municípios, cada um será responsável por executar suas campanhas. A população deve ficar atenta aos locais, dias e horários de vacinação.
“É muito importante que a população atenda aos chamados e se vacine contra a gripe. Os casos de infecções pelo vírus influenza aumentaram nas últimas semanas no Amapá”, reforçou Maria Angélica.
O objetivo da vacina da gripe é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que a Influenza está relacionada a uma série de complicações como pneumonia e doenças cardíacas, por exemplo.
Quem não pode tomar a vacina da gripe?
Bebês com menos de 6 meses e pessoas que apresentaram reações alérgicas aos componentes da vacina ou às doses dos anos anteriores não podem receber a vacina da gripe.
A vacina da gripe não pode ser aplicada em pessoas com gripe. Isso se deve à necessidade de evitar que os sintomas da gripe sejam confundidos com os possíveis eventos adversos da imunização.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!