Símbolo da história do Amapá, Fortaleza de São José recebe maior quadra junina do estado
A partir de sábado, 24, grupos quadrilheiros vão se apresentar na área externa do forte, em um tablado com as proporções oficiais para as performances.
Secretaria de Cultura montou estrutura de palco com medidas oficiais para as apresentações
Cercada pelo Rio Amazonas, a imponente Fortaleza de São José é o maior símbolo da história do Amapá, com uma arquitetura que impressiona moradores e visitantes. A partir deste sábado, 24, no Dia de São João, a área externa do forte recebe o Arraiá do Povo, a maior quadra junina do estado, com apresentação de mais de 50 grupos quadrilheiros, em uma celebração da cultura tucuju. Confira aqui a programação!
O Governo do Amapá realiza o evento, que oportuniza a participação de quadrilhas tradicionais e estilizadas dos 16 municípios. Cada uma delas traz uma história, um enredo e personagens clássicos, como a miss caipira, os noivos e o marcador. Todo esse trabalho é fruto de meses de pesquisas e ensaios que resultam em um verdadeiro espetáculo para o público.
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) organizou uma grande estrutura de palco que, pela primeira vez, terá medidas oficiais para os grupos quadrilheiros se apresentarem, de acordo com a demanda apresentada pelas entidades juninas para as competições nacionais. Todo o espaço foi erguido em cima de um tablado, para evitar danos no gramado do anfiteatro da Fortaleza. Também haverá arquibancadas para o público assistir às performances.
Para incentivar o empreendedorismo, a Secretaria de Estado de Infraestrutura montou barracas para 20 empreendedores comercializarem comidas típicas, como vatapá e maniçoba. Além disso, 15 ambulantes poderão circular pela área, vendendo itens como batata frita, água e refrigerante. Os trabalhadores foram selecionados pelas entidades juninas.
Para o Arraiá do Povo, o Governo do Amapá investe R$ 2 milhões, com recursos de emendas articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues para impulsionar a cultura amapaense, oportunizando geração de emprego e renda com a quadra junina.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!