Governo do Amapá qualifica agentes públicos para ações estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil
Secretaria da Assistência Social coordenou a capacitação de 120 técnicos que atuam no Sistema Único de Assistência Social.
Treinamento ocorreu durante dois dias na Assembleia Legislativa do Amapá
Agentes públicos que atuam na política de proteção e integração social de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Amapá participam nesta sexta-feira, 23, de uma capacitação sobre o "O Trabalho Infantil e o Sistema Único de Assistência Social (Suas)".
O treinamento, promovido pelo Governo do Estado e coordenado pelo Núcleo de Proteção Especial (NPE) da Secretaria da Assistência Social, abordou durante dois dias, a proteção social, acesso aos direitos, fluxo de ações para o enfrentamento ao trabalho infantil, entre outros pontos. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap).
O dever de promover a proteção de crianças e adolescentes foi enfatizado pela secretária da Assistência Social, Aline Gurgel: “O Governo do Estado propiciou esta qualificação, como estratégia de mobilização para a erradicação do trabalho infantil no Amapá, assumindo a responsabilidade, juntamente com as famílias e toda a sociedade, de proteger nossas crianças e garantir o direito de acesso a direitos como educação, cultura e lazer”, afirmou.
Para Cynara Furtado, técnica estadual das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), a capacitação tem o objetivo de respaldar os técnicos do Suas nos municípios para promoverem o atendimento adequado aos usuários da assistência social no estado.
"A qualificação é importante para a sensibilização dos trabalhadores do Suas nos municípios e para orientações sobre o combate ao trabalho infantil”, destacou Cynara.
Aplacar a exploração de crianças e adolescentes é o principal resultado esperado no encontro, explicou o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Oberdan Favacho.
"Infelizmente, o trabalho tem roubado a infância de muitas crianças de muitos adolescentes, antecipando fases da vida. Técnicos capacitados são fundamentais para combater essa prática e a garantir os direitos desses pequenos cidadãos brasileiros”, disse.
A conclusão do treinamento foi a construção coletiva de propostas instrumental de apoio para melhorar a oferta de serviços socioassistenciais nos municípios, baseadas nos eixos que norteiam o AEPETI.
Marcha
Junho é o mês dedicado a mobilizar a sociedade para o enfrentamento ao trabalho infantil. A campanha encerra no dia 30, com a Marcha Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, uma caminhada em celebração ao Dia Internacional e Nacional do Combate ao Trabalho Infantil.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!