'Me ensinou a dizer não às drogas e a combater o mal', diz aluna na formatura do Proerd promovida pelo Governo do Amapá
Analice Malafaia, de 10 anos, é um dos mais de 400 estudantes da rede pública que participam do programa social coordenado pela Polícia Militar.
Analice Malafaia, de 10 anos, estuda na Escola Estadual José de Alencar
Com a formatura de mais de 400 alunos da rede pública de ensino, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), apoiado pelo Governo do Amapá, encerrou nesta sexta-feira, 23, as atividades do 1°semestre de 2023. A cerimônia teve direito a certificado, homenagens, o famoso leão Daren, mascote do projeto, e apresentação artística para a criançada.
A pequena Analice Malafaia, de 10 anos, estuda na Escola Estadual José de Alencar. Ela conta que o trabalho da Polícia Militar, que coordena o programa, junto com a escola e a família dela, a ajudou a perceber os caminhos bons e ruins da vida, e que mesmo criança, sabe que deve ficar longe das drogas.
"Eu fico muito feliz com a presença dos policiais na escola, nos ensinando sobre várias situações e sobre as boas escolhas. Eu gosto muito do projeto que me ensinou a dizer não às drogas e a combater o mal, para eu ser uma pessoa saudável e crescer bem", disse a estudante.
O comandante-geral da PM, coronel Adilton Corrêa, destacou a interação entre as crianças e os instrutores militares e o sentimento de agradecimento aos envolvidos no programa, que completou 21 anos de atuação como ação efetiva de prevenção da corporação e do estado.
"É uma honra, satisfação e alegria participar deste momento. Hoje só temos gratidão aos 'Proerdianos', professores e instrutores que ensinam de forma didática e lúdica, como proceder diante das adversidades que podem atingir nossas crianças", ressaltou o comandante na solenidade que aconteceu no auditório da 10ª Zona Eleitoral, na Zona Norte de Macapá.
O Proerd tem as ações direcionadas para toda comunidade escolar e, de forma especial, também aos pais e responsáveis dos alunos, promovendo a reflexão sobre a importância da família como primeiro ambiente de prevenção que vai formar as futuras gerações para uma sociedade mais segura, como destacou a tenente-coronel Helen Bastos, diretora de Ação Social e Cidadania da PM.
"No programa, além de mostrarmos os malefícios das drogas, da violência e do bullying, demonstramos às crianças a necessidade do respeito ao próximo, dando a elas o suporte emocional, não só para se afastar do mundo das drogas, mas para serem cidadãos que tenham autonomia de saber o papel delas na construção de uma sociedade mais segura, respeitosa e melhor de se viver", destacou a diretora.
Outra meta do programa é que os alunos sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, para amigos, colegas e familiares, atuando como agentes transformadores na comunidade em que vivem, como pontua a professora Andrea Coimbra.
"As crianças levam as informações para casa, abrem diálogos com os pais. Elas estão no processo de desenvolvimento e é importante que reconheçam o valor de dizer não às drogas e a violência. Eu tenho certeza que o Proerd vai fazer muita diferença na vida dos nossos alunos", disse a educadora.
Surpresa do Daren
Um dos momentos mais aplaudidos e emocionantes da formatura foi a entrada do mascote do Proerd, o leão Daren. O personagem, que entrou com equipes do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), arrancou gritos eufóricos dos alunos.
A solenidade também contou com o destaque para os melhores trabalhos de redação feito pelos alunos, que explorou a importância do projeto em suas vidas, e como podem compartilhar o aprendizado além do ambiente escolar.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é um programa educativo desenvolvido em parceria entre as polícias militares e escolas, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes. O programa foi criado nos Estados Unidos em 1983 e chegou ao Brasil em 1992.
No Amapá foi implantado em 2002 e já atendeu mais de 130 mil alunos de 5 a 12 anos, das séries iniciais até o 5º ano das escolas das redes pública e particular de ensino.
A formatura contou com a presença do senador Randolfe Rodrigues, e do titular da Promotoria de Defesa da Educação do Ministério Público do Amapá (MP/AP), promotor de justiça Iaci Pelaes.
Confira a formatura de mais de 400 alunos do Proerd no Amapá:
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!