Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Eu estava precisando do meu RG e ele veio até mim’, diz moradora do Bailique atendida por ação humanitária do Governo do Amapá

Desde sexta-feira, 23, uma equipe do Super Fácil está no arquipélago com serviços de cidadania para os moradores. Já foram 300 atendimentos realizados.

Por Alice Valena
24/06/2023 19h12

Ruth não precisou se deslocar até Macapá para ter acesso a seu novo RG

A dona de casa, Ruth Vilhena, teve oportunidade de tirar documentos como a segunda via do RG com uma equipe do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) que integra a ação humanitária no Arquipélago do Bailique, com serviços de saúde e cidadania aos moradores da região pertencente ao município de Macapá.

Ruth é moradora do Igarapé do Meio, distante a mais de uma hora da Vila Progresso, a principal das comunidades do arquipélago e onde se concentram os serviços disponíveis. Ela foi a primeira a chegar para dar entrada em seus documentos sem precisar sair do Bailique. Desde sexta-feira, 24, já foram 300 atendimentos do Super Fácil.

"Fiquei feliz, pois preciso urgente do meu RG para consultas médicas, então, ele veio até mim. Se deslocar para a capital para estes serviços, às vezes, é dificil", conta a moradora.

O Super Fácil também realiza a emissão do Cartão do SUS, imprescindível para acesso à saúde em todo o território brasileiro. A pequena Angella Victória, 12 anos, junto de seus pais, tirou seu cartão.

"Minha mãe disse que era importante esse cartão de saúde. Como já tenho RG, fiquei logo na fila" destacou a adolescente.

O governador, Clécio Luís, pontuou a importância e urgência da presença dessas políticas públicas de forma constante no arquipélago, que enfrenta dificuldades como falta de energia e água.

"A equipe do Governo do Amapá está no Bailique para aplacar um pouco a situação que os moradores estão vivenciando. Pontuei a todos, sobretudo, dedicação e excelência na prestação dos serviços", disse o governador.

A ação do Estado também conta com distribuição de alimentos, de água e de caixas d’ água para armazenar o líquido, uma vez que o Bailique sobre com a salinização dos rios, tornando o recurso natural impróprio para o consumo humano.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!