Arraiá do Povo traz brilho e sofisticação das quadrilhas estilizadas na maior quadra junina do Amapá
Seis grupos se apresentaram ao público na segunda noite de eventos. Festejos continuam nesta segunda-feira, 26, com novas performances.
Grupo Flor do Sertão abriu a programação de domingo, 25
O brilho e a energia das cores vibrantes das apresentações das quadrilhas estilizadas marcaram a segunda noite do Arraiá do Povo, a maior quadra junina do Amapá. O primeiro grupo a se apresentar no domingo, 25, foi o Flor do Sertão, do bairro Brasil Novo, Zona Norte de Macapá. Com cerca de 30 brincantes, a performance trouxe o tema “Apocalipse, a batalha entre o bem e o mal”.
“Foram quatro meses de muito ensaio, para trazer o melhor para o público que veio nos prestigiar nesse espaço, que está muito bonito” contou emocionado o marcador da quadrilha, Marcelo Coelho.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
O público também vibrou com as quadrilhas Renovação Junina, Guerreiros Fogo, Atração Junina, Explosão Junina e Reino de São João. Os grupos estilizados são diferenciados dos tradicionais por acrescentarem aos passos de quadrilha outros tipos de danças e também pelas roupas mais sofisticadas. Na arquibancada, o agente de portaria Franciwid dos Santos aproveitou para prestigiar as apresentações com toda a família.
“O evento está muito bonito, com cobertura tanto para os dançarinos, como para nós, que podemos trazer a família sem preocupação com a chuva, além disso, ambiente seguro e com muitas opções para o nosso consumo, como alimento, água e refrigerante e outras coisas. A gente precisava disso, está tudo de bom ", ressaltou.
A programação acontece na área externa da Fortaleza de São José de Macapá com investimentos de R$ 2 milhões, do Governo do Estado, com recursos de emendas articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. A ideia é garantir a valorização da cultura quadrilheira e fomentar uma cadeia econômica que envolve desde os ambulantes ao profissional da costura.
Nesta segunda-feira, 26, as apresentações seguem com os grupos: Pequena Dama, Inspiração Junina, Coração Caipira, Estrela Dourada, Simpatia da Juventude, Revelação e Evolução Junina. O evento segue até domingo, 2, com show gratuito da banda Falamansa.
Empreendedorismo mais forte
Além de fortalecer a renda de cerca de 60 empreendedores dentro da quadra junina, a programação tem atraído mais pessoas para o entorno da Fortaleza de São José, beneficiando os trabalhadores que atuam no local. Um deles é Rogério Barbosa, de 33 anos, que atua com venda de pipas para aumentar a sua renda. Segundo ele, o movimento fez aumentar em 100% as vendas do seu produto.
“Eu já vendi cerca de 400 pipas, 200 por cada noite”, comemorou o empreendedor.
E tem também, o espaço para a diversão da criançada. O Jorge Luiz é dono de um pequeno parque infantil que, geralmente, fica em outro ponto da cidade. Com o Arraiá do Povo, ele aproveitou o intenso movimento e montou o parque na orla da cidade.
“Eu venho em outros finais de semana quando o movimento é um pouco melhor, mas com o início da quadra junina, aumentou significativamente. Por noite, cerca de 150 crianças passaram por aqui”, contou animado o empreendedor.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!