'Agora, estou conseguindo mastigar direito', diz indígena que recebeu prótese dentária em ação do Governo do Amapá com os Doutores da Amazônia
Picuí Waiãpi, de 47 anos, é um dos 20 indígenas que já receberam esse tipo de atendimento na ação Mais Sorrisos, que segue até quarta, 28.
Picuí tinha dificuldades para mastigar alimentos como carne
Há cerca de dez anos convivendo com a dificuldade na mastigação devido à falta de dentes na parte inferior da boca, o indígena Picuí Waiãpi, de 47 anos, recebeu nesta segunda-feira, 26, uma prótese dentária removível. Ele foi atendido pela ação Mais Sorrisos, parceria entre o Governo do Amapá e a Organização Não Governamental (ONG) Doutores da Amazônia.
Até quarta-feira, a ação leva atendimentos a mais de 1,8 mil indígenas Wajãpi, com serviços de saúde bucal e atendimentos médicos e de cidadania.
"Estava com muita dificuldade para mastigar, principalmente, quando era carne. Não conseguia de jeito nenhum, mas, com a prótese, agora estou conseguindo mastigar direito', ressaltou Picuí.
Antes da confecção da peça, são feitas moldagens da arcada dentária do paciente para se obter um modelo exato, proporcionando uma boa adaptação. A partir da moldagem, é iniciado o processo de confecção da prótese dentária, que irá preencher todos os espaços deixados pelos dentes que estão faltando, sejam superiores ou inferiores.O uso da peça garante uma melhor estabilidade e mordida do paciente. A ação 'Mais Sorrisos', garante que os indígenas façam as moldagens e recebam a prótese dentária no mesmo dia. Até agora, mais de 20 pessoas já foram beneficiadas com o serviço.
Para o técnico em prótese dentária Gledison Costa, de 40 anos, que está na sua sexta missão com a ONG Doutores da Amazônia, o trabalho realizado para levar assistência odontológica para os povos indígenas do país tem alguns obstáculos, mas é gratificante.
"Fico feliz em ver as próteses que eu fiz para pessoas que eu nunca vi, mas que faço questão de ajudar. Ver eles sorrindo e felizes depois do atendimento não tem preço", disse o voluntário.
Mais Sorrisos
A ação segue até quarta-feira, 28. Estão disponíveis serviços de assistência farmacêutica, ginecológica e pediátrica, exames laboratoriais, fisioterapia, psicologia e enfermagem, entrega de óculos de grau, inscrição no Cadastro Único (CaÚnico) e no programa Renda Para Viver Melhor.
A parceria conta, ainda, com apoio do Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, da Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari e dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!