Estudantes do Macapaba debatem violência contra a mulher em peça teatral
Com musical, alunos apresentaram os espaços geográficos sociais ocupados pelas mulheres e debateram políticas públicas com o Governo do Estado.
Com o tema "Lugar de Mulher: as geografias dos espaços da mulher no Brasil e no mundo", alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio da escola Antônio Munhoz, no Macapaba, apresentaram o musical homônimo para debater os espaços sociais de ocupação feminina nesta sexta-feira, 30.
O projeto integra uma atividade de protagonismo estudantil voltada para temáticas sociais dentro do ambiente escolar.
"Este projeto é a segunda edição de um outro que trabalhamos antes sobre o racismo; o que fazemos aqui é trazer o debate para dentro da escolar para promover esse diálogo a partir do estudante, deixando ele se expressar e garantindo a oportunidade de manifestação cultural, social e política para fortalecimento da educação", explicou o coordenador do musical, Gil Mauro, professor da escola.
Os estudantes puderam representar o espaço da sala de aula sob a perspectiva da mulher em sociedade com perguntas que embalaram músicas que transitaram do rap ao rock, em uma mistura de cenários que garantiram a ocupação dos espaço geográficos sociais pelas mulheres.
Para a estudante do terceiro ano, Ana Carolina dos Santos, de 17 anos, trazer a discussão para a escola é uma oportunidade de debater e compreender melhor o papel da mulher na tomada de lugares e na luta contra a violência de gênero.
"Acho que debater isso dentro da minha escola permite que a gente seja estimulado a pensar sobre esse assunto, principalmente porque vivemos em um bairro periférico, com realidades diferentes e com casos de violência doméstica, às vezes, ao nosso lado, precisamos garantir que as mulheres sejam ouvidas", conta a jovem.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Adrianna Ramos, participou como representante do Governo do Estado e pôde debater com os alunos e tirar dúvidas.
"Quando o Governo do Estado estabelece uma Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, temos a certeza de que pensamos contra a violência, pensamos na vivência e resistência dessa mulher; estamos aqui para contribuir e mostrar para essas jovens que elas podem tudo e que devem, sim, impor sua presença em todos os espaços que ocupem", reforçou a secretária Adrianna Ramos.
Entre os convidados, a titular da Delegacia de Crimes Contra a Mulher, Sandra Dantas, reforçou a importância da participação da juventude nos debates sobre o fim da violência contra a mulher.
"É inspirador ver jovens falando de algo tão sério, às vezes essas pessoas vivem essa situação dentro de casa e não conseguem identificar, mas a partir de um momento como esse, é possível que haja informação e enfrentamento a essa violência", explica.
As apresentações teatrais e musicais são parte do plano de participação estudantil para garantia do protagonismo dos alunos diante dos temas de impacto social, com garantia de debate e estímulo do pensamento crítico.
Os convidados pelos alunos puderam tirar dúvidas, debater políticas públicas e integrar junto ao projeto desenvolvido na unidade de ensino.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!