Ação conjunta do Governo do Amapá e Hospital do Amor atende em 3 dias quase 160 mulheres com exames de mamografia
Estratégia de valorização da vida, foi realizada até quinta-feira, 29, pela equipe da Carreta do Amor para servidoras do Super Fácil
Foram atendidas 159 servidoras pelo Hospital do Amor
Como parte da política de valorização e bem-estar do servidor, o Governo do Amapá em parceria com o Hospital do Amor, promoveram durante três dias, a ação: “Mulher acima de tudo, o amor próprio”, que disponibilizou exames de mamografia através da Carreta do Amor.
A servidora do Super Fácil Zona Norte, Ana Maria Ferreira, de 52 anos, foi uma das primeiras pacientes a ser atendida pela unidade móvel de saúde, que alcançou 159 mulheres.
“Como já existiu casos na minha família, relacionados ao câncer de mama, vim fazer o exame de mamografia. Agradecemos a facilidade da Carreta do Amor vir até nós servidoras, pois o acesso é melhor”, destacou Ana Ferreira.
Os atendimentos, que ocorreram de terça-feira, 27, a quinta-feira, 29, no Super Fácil Centro, fazem parte das ações estratégicas voltadas para conscientizar as servidoras e colaboradoras sobre a valorização da vida, com acesso a exames gratuitos, em parceria com instituições de saúde.“O que desejamos é que nossas servidoras possam ter acesso a esses exames de saúde, que no decorrer do dia-a-dia, não conseguem se deslocar para realizá-los. Não podemos apenas nos mobilizar no mês do Outubro Rosa, por exemplo. Tem que ser sempre, e isso faz parte da nossa política”, pontua a diretora-geral do Super Fácil, Renata Apostolo Santana.
Graciete Cunha e Wilma Oliveira, colaboradoras de empresa terceirizada, também foram atendidas pelas profissionais da Carreta do Amor e enfatizaram: “Não dói nada e as profissionais possuem uma total sensibilidade em nos atender”.
Para a enfermeira responsável pelo setor de Divulgação do Hospital do Amor, Laís Barros, as parcerias com instituições públicas e privadas para o acesso aos exames são importantes para o diagnóstico precoce de doenças:
“Estamos no Amapá desde 2019 com a prevenção do câncer do colo de útero e de mama. E o nosso trabalho não se resume apenas aos exames. Caso haja alguma complementação, damos todo o suporte para o fechamento do diagnóstico completo da paciente”, frisa a profissional.
Diagnóstico precoceA estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer (WHO, 2007). Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde tanto na atenção primária quanto nos serviços de referência para investigação diagnóstica. São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e de referência urgente para a confirmação diagnóstica:
- Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
- Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
- Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
- Descarga papilar sanguinolenta unilateral.
- Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.
- Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.
- Presença de linfadenopatia axilar.
- Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
- Retração na pele da mama.
- Mudança no formato do mamilo.
Fonte: Instituto Nacional do Câncer - INCA.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!