Clécio Luís: 'Foi um compromisso firmado por mim junto aos moradores, de levar água ao Macapaba'
O habitacional deixa de ter um sistema isolado a partir desta sexta-feira, 30, com abastecimento só de poços, e passa a ser interligado ao sistema central de Macapá.
A obra tem aproximadamente 3,5 quilômetros e foi construída às margens da BR 210
Começou a funcionar nesta sexta-feira, 30, a nova rede adutora de água que vai abastecer o Conjunto Macapaba, garantindo dignidade a cerca de 35 mil moradores do habitacional. A obra, realizada pela Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), tem aproximadamente 3,5 quilômetros e foi construída às margens da BR 210, na Zona Norte de Macapá.
O governador Clécio Luís acompanhou o início das operações com os testes na rede de distribuição, e comemorou a chegada, pela primeira vez, de água de qualidade nas torneiras das famílias.
"Desde que o conjunto foi construído, é a primeira vez que os moradores terão água de qualidade. Essa é a solução definitiva para resolver o problema da falta de água potável no Macapaba. Esse foi um compromisso de campanha firmado por mim junto aos moradores do Macapaba, e hoje nós estamos aqui entregando à comunidade. Essa obra vai mudar tudo com relação a dignidade das pessoas que moram aqui. É um dia de muita vitória para a população", destacou o governador.
Com a conclusão dos serviços, o habitacional deixa de ter um sistema isolado, com abastecimento só de poços, e passa a ser interligado ao sistema central de Macapá. De acordo com a CSA, na segunda-feira, 3, os moradores devem começar a receber água do sistema central nas torneiras.
Há 9 anos Ângela Andrade mora no Macapaba. Ela conta que está vivenciando um momento histórico, pois desde que chegou ao conjunto sempre enfrentou o mesmo problema.
"Enfrentamos dificuldade com a falta de água aqui no Macapaba, para nossas necessidades básicas, como tomar banho, fazer comida, limpar casa, lavar roupa. Então hoje é um dia muito feliz para todos nós moradores do Macapaba. Agradecemos ao Governo do Estado e a CSA pelo empenho em garantir dignidade a nós moradores", comemorou a dona de casa.
Saiba o que pode mudar
Antes os moradores do Conjunto Macapaba tinham acesso a água durante 9 horas, somente em três horários: das 5h às 7h30; das 11h às 13h e das 17h às 19h. Com a conclusão dos serviços, o fornecimento passa a ocorrer por 18 horas ininterruptamente. O diretor do Grupo Equatorial, Augusto Dantas, disse que a empresa continua trabalhando para que o fornecimento chegue a 24 horas por dia.
"Era um desafio nosso fazer essa interligação, e fazer com que a água potável chegasse à casa de cada morador. Hoje nós estamos muito satisfeitos, continuaremos trabalhando para que o fornecimento aqui passe a ser 24 horas. Mas tenho certeza que já demos um grande passo", disse Dantas.
As obras receberam investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. A visita técnica também foi acompanhada pelo promotor de Justiça de Urbanismo, Habitação, Saneamento, Mobilidade Urbana, Eventos Esportivos e Culturais de Macapá, André Araújo.
"Parabenizar o Governo do Estado, a CSA que sempre se mostrou muito disposta a encontrar uma solução para a situação do Macapaba, e tudo que firmou com o Ministério Público, hoje está executando. Então ficamos satisfeitos com essa relação transparente não só com o estado, mas com o setor privado para beneficiarmos quem mora aqui no Macapaba", pontuou o promotor.
Tarifa Social
Estima-se que 32 mil pessoas residem no Conjunto Macapaba. Das 4,5 mil moradias, 3 mil já estão inscritas na tarifa social. O benefício é concedido a famílias de baixa renda e prevê o pagamento de uma fatura mais baixa aos habilitados que consumam até 10 mil litros de água por mês, tendo ou não hidrômetro instalado em suas casas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!