Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Clécio Luís: 'Foi um compromisso firmado por mim junto aos moradores, de levar água ao Macapaba'

O habitacional deixa de ter um sistema isolado a partir desta sexta-feira, 30, com abastecimento só de poços, e passa a ser interligado ao sistema central de Macapá.

Por Worchiely Costa
30/06/2023 17h00

A obra tem aproximadamente 3,5 quilômetros e foi construída às margens da BR 210

Começou a funcionar nesta sexta-feira, 30, a nova rede adutora de água que vai abastecer o Conjunto Macapaba, garantindo dignidade a cerca de 35 mil moradores do habitacional. A obra, realizada pela Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), tem aproximadamente 3,5 quilômetros e foi construída às margens da BR 210, na Zona Norte de Macapá.

O governador Clécio Luís acompanhou o início das operações com os testes na rede de distribuição, e comemorou a chegada, pela primeira vez, de água de qualidade nas torneiras das famílias.

"Desde que o conjunto foi construído, é a primeira vez que os moradores terão água de qualidade. Essa é a solução definitiva para resolver o problema da falta de água potável no Macapaba. Esse foi um compromisso de campanha firmado por mim junto aos moradores do Macapaba, e hoje nós estamos aqui entregando à comunidade. Essa obra vai mudar tudo com relação a dignidade das pessoas que moram aqui. É um dia de muita vitória para a população", destacou o governador.

Com a conclusão dos serviços, o habitacional deixa de ter um sistema isolado, com abastecimento só de poços, e passa a ser interligado ao sistema central de Macapá. De acordo com a CSA, na segunda-feira, 3, os moradores devem começar a receber água do sistema central nas torneiras.

Há 9 anos Ângela Andrade mora no Macapaba. Ela conta que está vivenciando um momento histórico, pois desde que chegou ao conjunto sempre enfrentou o mesmo problema.

"Enfrentamos dificuldade com a falta de água aqui no Macapaba, para nossas necessidades básicas, como tomar banho, fazer comida, limpar casa, lavar roupa. Então hoje é um dia muito feliz para todos nós moradores do Macapaba. Agradecemos ao Governo do Estado e a CSA pelo empenho em garantir dignidade a nós moradores", comemorou a dona de casa.

Saiba o que pode mudar
Antes os moradores do Conjunto Macapaba tinham acesso a água durante 9 horas, somente em três horários: das 5h às 7h30; das 11h às 13h e das 17h às 19h. Com a conclusão dos serviços, o fornecimento passa a ocorrer por 18 horas ininterruptamente. O diretor do Grupo Equatorial, Augusto Dantas, disse que a empresa continua trabalhando para que o fornecimento chegue a 24 horas por dia.

"Era um desafio nosso fazer essa interligação, e fazer com que a água potável chegasse à casa de cada morador. Hoje nós estamos muito satisfeitos, continuaremos trabalhando para que o fornecimento aqui passe a ser 24 horas. Mas tenho certeza que já demos um grande passo", disse Dantas.

As obras receberam investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. A visita técnica também foi acompanhada pelo promotor de Justiça de Urbanismo, Habitação, Saneamento, Mobilidade Urbana, Eventos Esportivos e Culturais de Macapá, André Araújo.

"Parabenizar o Governo do Estado, a CSA que sempre se mostrou muito disposta a encontrar uma solução para a situação do Macapaba, e tudo que firmou com o Ministério Público, hoje está executando. Então ficamos satisfeitos com essa relação transparente não só com o estado, mas com o setor privado para beneficiarmos quem mora aqui no Macapaba", pontuou o promotor.

Tarifa Social
Estima-se que 32 mil pessoas residem no Conjunto Macapaba. Das 4,5 mil moradias, 3 mil já estão inscritas na tarifa social. O benefício é concedido a famílias de baixa renda e prevê o pagamento de uma fatura mais baixa aos habilitados que consumam até 10 mil litros de água por mês, tendo ou não hidrômetro instalado em suas casas.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!