Sede temporária do Governo do Estado, Palácio Rio Mutuacá tem encontro de gerações na Festa de São Tiago, em Mazagão Velho
Governador Clécio Luís recebeu as visitas neste domingo, 23, em uma homenagem à tradição de mais de dois séculos.
Crianças e adultos perpetuam a tradição secular
Um encontro de gerações marcou o domingo, 23, no Palácio Rio Mutuacá, sede temporária do Governo do Estado em Mazagão Velho, onde acontece a Festa de São Tiago. O governador, Clécio Luís, recebeu as crianças que interpretam os personagens de São Tiago, São Jorge, Atalaia (Cristão), Rei Caldeirinha, Mouro e os máscaras no teatro a céu aberto que encerra o festejo. Também esteve presente o caixeiro mais antigo da celebração, José Silva da Conceição, de 74 anos, também conhecido como “Zé Cardinho”. Todos eles são moradores que fazem acontecer a tradição de 246 anos.
Em 2023, o Governo do Estado investe R$ 1,2 milhão em apoio à programação que impulsiona a economia e o turismo da região, gerando emprego e renda. Com sorriso no rosto e boas histórias para contar, Zé Cardinho demonstrou a desenvoltura de anos com a caixa de guerra, usada ao longo da festividade.
"Fico muito feliz por toda a equipe passar a festa conosco, vivendo esses dias de festejos. Eu gostei muito porque temos o palácio aqui. É uma honra viver isso", descreveu.
Para o governador, seguir com as representações e manter a Festa de São Tiago é praticar o respeito à história e cultura de Mazagão Velho. Este ano, pela primeira vez o aporte contempla o São Tiago das Crianças, criado para fortalecer a história entre o público infantil, que tem sua própria encenação nos dias 27 e 28 de julho."Que essa tradição não morra e acredito que não vá morrer, porque tem gente que está conseguindo passar a história de geração em geração, valorizando a festa. É isso que coloca a tradição no seu lugar, que tem que ser sempre revisitada, sempre realizada não só no imaginário, mas no meio da nossa vida real", celebrou Clécio Luís.
De geração em geração
Os mais experientes têm consigo a vontade de repassar aos mais novos a narrativa recontada pelos moradores há 246 anos, na Festa de São Tiago. A história da localidade começa no século 18, com a transferência de 163 famílias de uma possessão portuguesa no Marrocos, na África, para as terras da atual Mazagão. Essas famílias vieram para ocupar áreas de interesse estratégico na defesa do Brasil, então colônia portuguesa.
De geração em geração, os moradores contam as histórias das famílias negras que cruzaram o oceano e trouxeram sua cultura, suas crenças, tradições e devoção, entre elas, a Festa de São Tiago que, todo ano, reproduz as batalhas entre mouros e cristãos, em um espetáculo de teatro a céu aberto de 16 a 28 de junho.
"Vivo uma grande emoção. Eu não sabia o que era isso, até estudar mais e viver o Atalaia", descreveu Tiago Neves, de 11 anos, que representa uma das figuras na encenação.
O menino integra o grupo de crianças que também reconta a mesma história que os adultos ao longo da festa. Em 2023, a representação acontece na quinta-feira, 27, e na sexta-feira, 28, também em Mazagão Velho. A programação é coordenada pelo Movimento Cultural Raízes do Marabaixo.
"A gente ensina as crianças para que a gente não perca essa cultura tão grandiosa. O povo mazaganense está muito feliz pelo governo estar vivendo essa emoção junto conosco, e valorizando ainda mais a nossa história", disse a coordenadora do movimento cultural, Cimone Reis, que também é neta do pioneiro Manoel Queiroz.
Governo do Amapá repassa R$ 1,2 milhão em recursos para a Festa de São Tiago em Mazagão Velho
Festa de São Tiago é inserida no calendário nacional de eventos do Ministério do Turismo
Pela primeira vez, Governo do Amapá destina investimentos para São Tiago das Crianças
'A religião é a base da Festa de São Tiago', conta benzedeira tradicional de Mazagão Velho
Comitiva da festividade de São Tiago é recebida no Palácio do Setentrião
Governo do Amapá apoia 4ª edição da Corrida de São Tiago, em Mazagão
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!