Festa de São Tiago: Governo do Amapá entrega Carteira Nacional de Artesão para profissionais de Mazagão
O reconhecimento aos criadores de máscaras e caixas de marabaixo, aconteceu no Palácio Rio Mutuacá, sede provisória do Estado, em Mazagão Velho.
Foram beneficiados 16 artesãos que trabalham com materiais recicláveis, costura e cerâmica
Com parte da programação dos 246 anos da tradicional Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, o Governo do Amapá entregou nesta segunda-feira, 24, no Palácio Rio Mutuacá, sede provisória do Estado, em Mazagão Velho, a Carteira Nacional do Artesão para 16 profissionais de Mazagão. O documento é uma identidade profissional emitida pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, que garante vários benefícios.
A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) é a responsável pelo reconhecimento e cadastro dos profissionais no sistema nacional, depois de avaliação prévia e entrega da documentação exigida.
“A carteira de artesão é válida em todo território nacional. Entre os benefícios, o documento abre oportunidades de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, além de participações em oficinas e cursos na área”, disse Junielson Pessoa, coordenador estadual do Artesanato da Sete.
Um dos artesãos que recebeu a carteira nacional foi Elivaldo Pinto Soares, de 63 anos, que trabalha há 48 anos com a produção de máscaras para a Festa de São Tiago. As peças artesanais são utilizadas no tradicional baile de máscaras que acontece durante a festividade. Todas as peças são modeladas à mão, feitas com a reutilização de papéis reciclados.“Esse trabalho eu faço com muito carinho. E a carteira é o reconhecimento de todo meu trabalho e dedicação, que pretendo também repassar para meus filhos, para que a nossa tradição continue por mais gerações”, destacou Elivaldo.
O processo de fabricação das máscaras chegou ao Amapá através de tradição migratória. Hoje é um artesanato com referência cultural, mística e religiosa, servindo como artesanato lúdico (brinquedos) após os dias da festividade.
Artesãos selecionados- Elivaldo Pinto Soares (máscaras com referência cultural)
- Eleni Lima de Morais (mestra ceramista)
- Luiz Fernando Pinto (caixas de Marabaixo)
- Antônio José Pinto (fibras vegetais, lúdico)
- Roniclei Souza da Silveira (caixas de Marabaixo)
- Hérica Dias Cortes (caixas de Marabaixo)
- Maiara Nogueira Farias (crochê)
- Taiane dos Santos Lima (sementes)
- Rosiclei Silveira Tourinho (costura e fuxico)
- Maria da Paz de Souza Araújo (crochê)
- Maria dos Santos Rodrigues da Silva (tecido e sementes)
- Cimone dos Santos dos Reis (crochê)
- José Luiz da Silva Marques (cerâmica)
- Melziane Souza de Lima (cerâmica)
- Elziele de Moraes Monteiro (cerâmica)
- Joelma da Silva Lima (cerâmica).
A entrega das carteiros aos artesãos foi feita pela governador Clécio Luís e pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que no ato representou o Governo Federal.
Investimento na tradiçãoPara estimular a economia e preservar a história e a memória do povo mazaganense, o Governo do Amapá investiu R$ 1,2 milhão do tesouro estadual para os 246 anos da Festa de São Tiago e entregou, para o município, a Central de Atendimento ao Turista (CAT).
Além do investimento financeiro, o Estado reforçou o apoio com esquema de segurança pública envolvendo a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; incentivos ao empreendedorismo por meio da Sete, além do apoio das secretarias de Cultura (Secult) e Turismo (Setur).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!