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Governo do Amapá fortalece ações para impulsionar turismo LGBTQIAP+ e lança cartilha da diversidade

Público viaja quatro vezes mais que a média, e gasta 30% a mais que o turista tradicional.

Por Amelline de Queiroz
05/08/2023 08h33

Cartilha tem como objetivo sensibilizar empreendedores quanto ao atendimento ao público LGBTQIAP+

Para fortalecer as ações de inclusão e respeito, o Governo do Amapá criou a cartilha "Turismo e Diversidade" com informações para tornar a experiência deste público ainda melhor ao ser atendido ou receber algum serviço no Amapá. A ideia é estimular o desenvolvimento do turismo para que seja acessível a todos.

O lançamento ocorreu durante a abertura do Mês da Diversidade, na sexta-feira, 5, na Praça da Bandeira, organizado pela 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá. A programação traz como tema esse ano, "Olha eu aqui de novo: viver, morrer, renascer. Firme e Forte!".

O objetivo da cartilha é sensibilizar os profissionais que atuam no setor, para atender de forma qualificada e com segurança. São informações que ajudam a combater, sobretudo, a homofobia, e reforçando o Amapá como roteiro de viagem.

Produzida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a cartilha apresenta informações sobre legalidade, conceitos básicos, traz dicas de como atender bem, além de um calendário com sugestões de datas para celebrações.

ACESSE AQUI A CARTILHA 'TURISMO E DIVERSIDADE'

De acordo com a secretária de Turismo, Anne Monte, o Governo do Estado é um dos apoiadores da Parada do Orgulho LGBTQIAP+, como um evento turístico que deve ser potencializado para promover ainda mais oportunidades de trabalho e lazer dentro do segmento.

"A nova gestão tem esse olhar carinhoso para o nosso trade turístico. O plano de ação do Governo inclui desenvolver no mês que antecede o evento, um pacote de ações que possam colaborar na qualificação dos equipamentos turísticos do Amapá e a elaboração e a distribuição da Cartilha já são um dos resultados desse plano de ação”, pontuou Anne.

Os turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor, segundo dados do Ministério do Turismo.

Mercado turístico

O turismo LGBTQIAP+ é um dos segmentos de mercado que mais crescem no mundo e um nicho atrativo para destinos turísticos. Segundo a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS), o segmento está dentro do grupo que viaja quatro vezes mais que a média e gasta 30% a mais que o turista tradicional.

Para a presidente do Conselho Estadual da População LGBTQIA+ do Amapá, Cristina Brandão, a ideia é fortalecer as oportunidades de desenvolvimento econômico também dentro do segmento.

"Foi uma solicitação do Conselho à Setur para colocar em pauta o turismo dentro do segmento o que possibilita a abertura de oportunidades de trabalho, de entretenimento para esta população, que inclusive investe muito em viagens, e claro, fortalecer essas orientações para o trade turístico, para que esse público possa ter um bom atendimento nos hotéis, restaurantes, bares entre outros serviços”, explicou Cristina.

Inicialmente foram produzidos 10 mil exemplares que serão distribuídos entre o trade turístico, ao público em geral e nas secretarias estaduais e municipais de turismo.

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