Curso de Zootecnia chega à Região dos Lagos para fortalecer setor agropecuário no Amapá
Primeira aula da nova graduação aconteceu neste sábado, 12, no Campus Tecnológico dos Lagos da Ueap.
A oferta da faculdade de Zootecnia é fruto de um acordo entre universidades do Pará e do Amapá
O curso de Zootecnia já é uma realidade no estado do Amapá e irá ajudar a fortalecer o setor agropecuário a partir da mão de obra qualificada. A aula magna para os 50 alunos da primeira turma da graduação aconteceu neste sábado, 12, no município de Amapá, onde fica o no Campus Tecnológico Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), onde as aulas práticas e teóricas serão lecionadas.
A oferta da faculdade de Zootecnia é fruto de um acordo entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), responsável pela realização do curso; a Universidade Federal do Amapá do Amapá (Unifap), que coordenou o processo seletivo para selecionar os alunos; e a Ueap, que cede o espaço físico para as aulas no Campus Território dos Lagos, inaugurado em abril de 2023, pelo Governo do Estado.
O objetivo é capacitar os moradores da chamada Região dos Lagos, que é conhecida pelo potencial agropecuário e inclui as cidades de Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene. Os futuros zootecnistas poderão atuar na criação, conservação e produção animal, fortalecendo a mão de obra para ajudar a impulsionar a economia local, como explicou o vice-governador, Teles Júnior.
“Nós temos um potencial muito grande para a produção de grãos, pecuária e outras atividades produtivas, que deverá ser melhor explorado com esta graduação, pois estamos preparando a mão de obra. É desta forma que vamos construir um Amapá mais forte”, frisou Teles.
Estrutura FísicaOs alunos contam com as instalações físicas do novo Campus Território dos Lagos, que, além das salas de aula e auditório, conta com seis laboratórios: Herbário; de Tecnologia e Processamento de Origem Vegetal; de Tecnologia e Processamento de Origem Animal; Microbiologia; Fitopatologia e a Sala Quente, um ambiente próprio para experimentos que necessitam de temperaturas elevadas.
“Para esta graduação, a Ueap tem a responsabilidade de disponibilizar instalações físicas de laboratório e professores. A gente sabe que esse curso é extremamente estratégico para o desenvolvimento da região, por isso, a gente fica muito feliz em compor a cooperação”, ressaltou a reitora da Ueap, Kátia Paulino.Primeiros passos
O curso terá duração de cinco anos, com aulas presenciais. Um dos alunos é o Wimo Lobato, de 40 anos, que nasceu e cresceu no município de Amapá. Ele conta que ser calouro de Zootecnia é a realização de um sonho.
“Fazer parte da primeira turma de Zootecnia do Amapá é um sonho sendo realizado, porque essa será a primeira graduação da minha vida. Sendo filho do município do Amapá, fico feliz em poder ter a oportunidade de adquirir conhecimento para desenvolver cada vez mais o setor produtivo na região”, disse o calouro de Zootecnia.
Fundada em 1951, a Universidade Federal Rural da Amazônia, responsável pela realização do curso, tem sede na cidade de Belém (PA) e é referência quando se trata de Ciências Agrárias.
‘Há um tempo atrás, a Zootecnia era ciência do futuro, mas hoje está no presente do Amapá e vai trazer grandes possibilidades de aumento da produtividade agropecuária, exploração sustentável e produção animal, trazendo muito desenvolvimento para o estado todo’, pontuou o coordenador do curso, professor José Ledamir Sindeaux Neto.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!