Operação Shamar: Segurança Pública do AP prende homem em flagrante por violência doméstica
Prisão aconteceu nesta terça-feira, 22, em Macapá, no primeiro dia da operação policial.
Operação acontece durante o Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica
A Segurança Pública do Amapá prendeu em flagrante um homem nesta terça-feira, 22, pelos crimes de injúria e lesão corporal praticados contra a companheira, caracterizando violência doméstica.
A ação faz parte da Operação Shamar, deflagrada na segunda-feira, 21, pelo Governo do Estado como parte da campanha Agosto Lilás, para conscientizar a população sobre o combate aos crimes praticados contra a mulher.
O delegado plantonista da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), Nicolas Bastos, atendeu a ocorrência. Ele conta que a vítima teria sido agredida pelo acusado durante a madrugada. Ela conseguiu fugir da residência levando os dois filhos do casal, deixando as crianças sob os cuidados de uma vizinha.
Ao saber da fuga da mulher, o homem foi a uma delegacia e registrou um boletim de ocorrência alegando que a companheira teria abandonado as crianças e fugido de casa.
“Horas depois, a vítima retornou para a residência e novamente foi xingada pelo marido, que mostrou o boletim de ocorrência para a mulher e tentou agredi-la com uma faca. A vítima também se armou com uma faca e conseguiu repelir a agressão, tendo acertado um golpe no braço do acusado”, disse Bastos.
Após tentar se defender do agressor, a mulher ficou com lesões no nariz e nos braços. De acordo com a Polícia Civil, ela conseguiu se desvencilhar das agressões do acusado e ligou para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), no número 190, para denunciar o ocorrido. Equipes policiais foram acionadas e o homem foi preso em flagrante e levado para a DCCM, onde aguarda pela audiência de custódia.
"É de extrema importância que a mulher vítima de violência doméstica não se cale e busque os canais de denúncia e os órgãos de segurança pública para ser acolhida e ter os seus direitos garantidos", frisou a delegada titular da DCCM e coordenadora da Operação Shamar no Amapá, Marina Guimarães.
Operação Shamar
A Operação Shamar tem o objetivo de promover a conscientização para o combate a crimes contra mulher e ao feminicídio através da mobilização social, com medidas educativas e preventivas, em todo o estado.
É uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com governos estaduais. No Amapá a ação está sob a coordenação da DCCM da Polícia Civil em conjunto com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com apoio da Polícia Militar (PM), Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Poder Judiciário e Guarda Municipal de Macapá
Dentre as ações da operação, estão: a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, cumprimento de mandados de prisão, análise de procedimentos nas delegacias, para dar vazão às demandas reprimidas, levantamento dos boletins de ocorrências para, se necessário, chamar as vítimas, além da mobilização da Rede de Atendimento à Mulher (RAM).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!