Amapá Solar: Governo do Estado capacita 53 novos alunos no curso de instalador de sistemas fotovoltaicos
Treinamento é voltada para jovens e trabalhadores em situação de vulnerabilidade social cadastrados no Sine.
A capacitação de dois meses, faz parte do Programa Amapá Solar, coordenado pela Agência Amapá
O Governo do Estado deu início nesta quinta-feira, 21, às aulas de capacitação de 53 novos alunos do Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, do Programa Amapá Solar. Coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, a qualificação é voltada para jovens inscritos no Programa Amapá Jovem, alunos da rede pública de ensino e trabalhadores em situação de vulnerabilidade social cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O treinamento de dois meses é dividido em duas turmas distribuídas nos turnos da manhã e tarde. De acordo com o presidente da Agência Amapá, Jurandil Juarez, a energia renovável é uma das apostas para o crescimento econômico do estado nos próximos anos.
“O Amapá Solar é um programa que não só fomenta o setor de energias renováveis, como também apoia as empresas, e ainda qualifica mão de obra. É todo um trabalho em cadeia, que também beneficia os alunos do curso que podem conquistar uma vaga de emprego, ou também abrir a própria empresa e participar de outras políticas públicas como Minha Primeira Empresa e Selo Amapá. É o Governo do Estado gerando oportunidades de negócios, emprego e renda aos amapaense”, ressaltou o presidente.
O curso foi idealizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (Senai-AP), no ano de 2022, para garantir anualmente, 200 novas mão de obra qualificadas e especializadas, no mercado local, que já conta com mais de 40 empreendimentos cadastrados na Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar (AAPSOLAR).A diretora de operações do Senai Amapá, Alyne Vieira, falou da oportunidade que o curso oferta aos participantes de obter uma qualificação técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.
“O importante é que todos aproveitem ao máximo, pois o curso está sendo acompanhado, também, pela associação das empresas de energia solar e isso é um diferencial, pois não são em todos os cursos que temos essa possibilidade. O governo do Estado está de parabéns, por esse olhar cuidadoso de trazer para junto da política pública, quem pode realmente oportunizar esses novos profissionais que estarão prontos para ao mercado”, comemorou a diretora.
O representante da associação, Keliandro Rego parabenizou a iniciativa e destacou que as técnicas obtidas por quem passa a trabalhar com energia solar e renováveis frisou ser um verdadeiro diferencial no atual momento.”A energia renovável é um serviço em ascensão no Estado e no país, porém, é importante destacar que não pode ser manuseada de qualquer maneira. A qualificação do profissional é primordial, por isso parabenizo todos os envolvidos nessa iniciativa que contribui diretamente para o aumento da qualidade dos serviços ofertados pelas empresas e também na geração de emprego e renda” destacou o empresário.
Amapá Solar
Programa criado pelo Governo do Estado por meio da Agência Amapá, instituído pelo Decreto nº 1.250 de 15 de março de 2022, objetiva inserir o Amapá na nova economia mundial do setor de energia renovável, com a redução da emissão de gases poluentes; o fomento da economia local, com a diversificação da matriz energética; a viabilidade da competitividade e segurança no ambiente de negócios; a redução de custo com energia elétrica para as empresas locais; o suporte aos empreendimentos; a geração de emprego e renda; e a melhoria da qualidade de vida da população amapaense.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!