Governo do Amapá discute políticas públicas para fortalecer saúde do trabalhador
Seminário iniciou nesta quinta-feira, 21, e segue até sábado, 23.
Equinócio em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Meio do Mundo discute ações de vigilância e assistência
O Governo do Amapá deu início, na quinta-feira, 21, ao 2º Equinócio em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Meio do Mundo, uma oportunidade de discutir as políticas públicas para dar assistência aos profissionais das redes pública e privada.
Em 2023, a programação discute durante três dias os avanços e desafios na prevenção e promoção à saúde do trabalhador . O objetivo é fortalecer no Amapá a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, de acordo com os padrões do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nós precisamos parar e falar sobre a saúde do trabalhador. Porque hoje a vida do ser humano é uma correria tão grande que muitas vezes ele não consegue analisar a si mesmo. Além disso, nós estamos num período pós-pandemia e com muitas sequelas. Aqui, teremos conversas com profissionais de outros estados, que vão dividir conosco sabedoria e experiência de carreira”, destacou Cláudia Monteiro, superintendente em exercício de Vigilância em Saúde.
O evento propõe discussões para tornar os locais de trabalho ambientes confortáveis e seguros para que os colaboradores possam cumprir a jornada com qualidade.
“Há um tempo atrás, a saúde do trabalhador não era vista como um direito, mas isso foi sendo construído a partir do trabalho diário de profissionais como os da Vigilância em Saúde. Meu desejo é que as pessoas parem de adoecer no trabalho, que não sofram acidentes, e eventos como esse contribuem fortemente para que esse meu sonho se concretize”, descreveu Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que vai palestrar durante a programação.
O evento é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) para divulgar informações e ampliar estratégias na busca de políticas que possam deixar o local de trabalho mais seguro e saudável.
“O ambiente de trabalho precisa ser saudável e seguro, e a nossa função é vigiar isso, porque é com o trabalho que as pessoas garantem a subsistência, conseguem melhorar de vida, e comprar o próprio patrimônio. Se houver prevenção, proteção, a gente tem acidente, tem adoecimento. Queremos fazer a diferença trazendo esse debate à tona e promovendo verdadeiramente a saúde dos trabalhadores”, ressaltou Regiclaudo de Souza e Silva, gerente-geral do Núcleo de Saúde do Trabalhador da SVS.
Na sexta-feira, 22, e no sábado, 23, os debates ocorrem no auditório do Centro de Música Walkiria Lima.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!