Planetário Digital Móvel atrai dezenas de espectadores na programação da 52ª Expofeira
O ambiente possibilita uma experiência profunda e imersiva sobre o mundo fora do planeta Terra.
Simulações realistas sobre os corpos celestes possibilitam visão única do espaço.
A abertura da 52ª Expofeira do Amapá reuniu um público curioso no Planetário Digital Móvel montado no Pavilhão Aquário da Inovação. As simulações realistas sobre o espaço sideral foram o principal motivo da alta procura.
A simpatizante pelo campo da astronomia, a empresária Lidiane Silva, de 41 anos, ficou impressionada com a riqueza de detalhes do universo apresentada durante a sessão no planetário. 'A sensação é de que estamos mesmo no espaço flutuando. É uma experiência maravilhosa que nos ensina muito sobre astronomia', ressaltou.
O planetário da 52ª Expofeira é composto por uma cúpula inflável, caixa de som, ar-condicionado portátium, projetor tecnológico que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360° e capacidade para comportar até 35 pessoas por sessão.
Para garantir uma boa experiência ao entrar no ambiente, o público conta com o apoio de equipes de voluntários do Instituto Federal do Amapá (Ifap) durante cada sessão no planetário digital móvel.
'Dentro do planetário, a gente passa instruções para as pessoas sobre como aproveitar, da melhor forma, as simulações realistas sobre o nosso planeta, o nosso sistema solar e o universo', explicou o voluntário Alessandro Pessoa, de 20 anos.
Para a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que coordena a ação, o alto número de visitantes ao planetário mostra que a decisão de levar o equipamento para a 52ª Expofeira foi acertada, pois existe um grande parcela da população amapaense interessada pela ciência que estuda os corpos celestes.
'Na 52ª Expofeira, um dos objetivos do Governo do Estado é promover e estimular o engajamento do público por campos de estudo pouco difundidos como a astronomia. Tivemos uma grande procura, o que nos dá segurança em afirmar que já estamos atingindo essa meta', disse Edivan Andrade, gestor da Setec.
A expectativa é de que mais de 1,4 mil pessoas passem pelo planetário até o fim da maior feira de negócios do Amapá, que está de volta após quase dez anos.
Ciência e educação
Além do público visitante da 52ª Expofeira do Amapá, o Planetário também vai atender alunos da rede pública de ensino, em sessões especiais, de 30 minutos, durante todos os dias do evento.
O planetário foi adquirido por meio de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, articulada pelo ex-deputado federal Luiz Carlos.
Com o recurso, a secretaria já comprou dois planetários móveis, em um investimento de R$ 392 mil. Com o restante do valor, a Setec estuda adquirir um equipamento fixo, que poderá ser instalado em Macapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!