Governo do Estado garante segurança da população durante show do ‘Furioso Carabao’ na 52ª Expofeira do Amapá
Foram registradas 10 ocorrências, de baixa gravidade, nesta terça-feira, 3, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Encontro das aparelhagens do Amapá e do Pará, reuniu mais de 300 mil pessoas
Com ações de inteligência e uso da tecnologia, a efetividade do Plano Integrado de Segurança do Governo do Estado para a 52ª Expofeira do Amapá, vem sendo garantida. Nesta terça-feira, 3, equipes operacionais e de pronto atendimento de defesa social atuaram na proteção das mais de 300 mil pessoas, que lotaram a área de show do “Furioso do Marajó”, Carabao, montada no estacionamento do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), durante o evento que também contou com apresentações de outras duas aparelhagens, apenas 10 ocorrências policiais foram registradas. Todas de baixa gravidade, sendo a maioria dos casos o furto de celulares.
“Foi extremamente tranquilo, tendo em vista o público que compareceu no local, com certeza o maior até agora na Expofeira. Mais uma vez funcionou o planejamento de segurança que devolveu uma boa resposta para a população. Não tivemos registro de nenhuma ocorrência mais grave, como tentativa de homicídio, lesão corporal grave”, pontuou José Neto, secretário de Segurança Pública.
Esquema de segurança
Para os shows, as pessoas puderam se divertir sem grandes transtornos durante a apresentação das atrações musicais, que iniciaram com as aparelhagens amapaenses: Trepidante e Amazônia Fusion.
Foi montado um esquema operacional, tanto na área externa quanto interna da Expofeira, com equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA) e dos setores de inteligência da Sejusp e das polícias Militar (PM) e Civil (PC), que ficaram espalhadas para observar e atuar na prevenção de eventuais delitos.
Polícia Militar
A Polícia Militar, atuou com policiamento a pé, motorizado, com viaturas e motos, policiamento de trânsito, em pontos específicos para o controle de fluxo de veículos, além do efetivo destinado à Central de Monitoramento.
Durante a noite de terça-feira e início desta quarta-feira, 4, cerca de 200 pessoas foram abordadas, com averiguação de 29 suspeitos. A PM trabalhou também na abordagem a motocicletas, com 54 veículos fiscalizados. Durante a ação as equipes registraram quatro ocorrências de furtos de aparelhos celulares que foram apresentadas à Polícia Civil.
Polícia Civil
A Polícia Civil trabalhou com mais de 20 agentes e quatro delegados distribuídos, tanto no pavilhão de segurança, montado dentro da área da Expofeira, quanto no patrulhamento ostensivo.
A PC registrou oito ocorrências de furto, sendo sete de aparelhos celulares. Houve ainda o registro de um boletim de ocorrência de violência doméstica contra a mulher. O agressor foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Crimes em Crimes Contra a Mulher (DCCM).
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM), contou com mais de 90 militares e duas ambulâncias que prestaram serviços de pronto atendimento médico e primeiros socorros. Durante o plantão foram registrados o atendimento de quatro ocorrências clínicas e duas de traumas.
“Tivemos situações pontuais. Algumas pessoas foram atendidas pelos bombeiros por estarem passando mal devido ao calor, e outras pelo exagero no consumo de bebidas alcóolicas, mas nada extremamente grave. O fechamento deste dia foi extremamente positivo”, garantiu o secretário.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!