Governo do Amapá garante assistência em saúde para fiéis durante o Círio de Nazaré 2023
A Sesa contabilizou 20 atendimentos ao longo da procissão, a marioria dos casos estão relacionados a situações como náuseas e hipotensão.
Profissionais de saúde atendem participante do Círio
O Governo do Amapá garantiu o suporte em saúde para a procissão do Círio de Nazaré, que neste domingo, 8, reuniu mais de 240 mil fiéis, segundo estimativas da Diocese de Macapá. Foram 20 atendimentos em saúde, entre casos de hiperglicemia e hipoglicemia, pico hipertensivo, náuseas e hipotensão.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garantiu duas ambulâncias e uma equipe formada por 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, para acompanhar o trajeto de quatro quilômetros de procissão pelos bairros Santa Rita e Centro. Também foi disponibilizado um posto fixo com medicações e correlatos.
"Nós fizemos um planejamento e conseguimos atender toda a demanda do Círio de forma planejada e coordenada. Nos organizamos para ter fluidez nos atendimentos e priorizamos a comunicação com as nossas unidades de retaguarda, para caso houvesse necessidade de encaminhamento", afirma o enfermeiro Donato Farias, articulador da Rede de Urgência e Emergência e diretor do Samu estadual.
Não houve registro de atendimentos durante o Círio Fluvial realizado no sábado, 7. Para esta programação, a Sesa disponibilizou uma lancha de resgate (ambulancha) para atender os fiéis na romaria que percorreu o rio Amazonas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!