Governo do Estado promove evento de empoderamento para mulheres trabalhadoras do campo na 52ª Expofeira do Amapá
Programação aconteceu no Mercado do Produtor Rural, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Foram oferecidos serviços de massoterapia, embelezamento, fisioterapia, entre outros
Promover ações de respeito, cuidados e de empoderamento feminino, foi uma das atividades propostas pelo Governo do Estado na programação da 52ª Expofeira do Amapá. Entre elas, o evento: “Cuidando das Mulheres do Campo”, realizado no sábado, 7, no Mercado do Produtor Rural, no Parque de Exposição da Fazendinha, em Macapá.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), ofereceu serviços de massoterapia, embelezamento, fisioterapia, além de música ambiente e sorteio de brindes para produtoras rurais de várias comunidades que participam da Expofeira.
A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, falou que ações de empoderamento sempre serão priorizadas. “Conscientizar e valorizar o público feminino tem sido um dos nossos objetivos durante a programação da Expofeira do Amapá. As mulheres precisam estar conscientes dos seus direitos e com a autoestima e confiança renovadas para seguirem com suas vidas dignamente”, disse a gestora.Uma das mulheres atendidas pela ação foi a agricultora, Fátima dos Santos, 58 anos, moradora do assentamento Pancada do Camaipi, no município de Mazagão, que passou pelo serviço de fitoterapia.
“O Governo do Amapá deu essa oportunidade depois de todos esses anos sem fazer a Expofeira e a nossa associação foi contemplada com dois boxes onde estamos vendendo banana, lima, cana e artesanato. Para mim, foi uma honra fazer parte do atendimento de fisioterapia, porque eu só tinha feito uma vez no particular esse tipo de serviço”, disse a agricultora.
A mudança do visual das produtoras foi feita por empresas parceiras com os serviços de maquiagem e com a tranças no decorrer da programação.Para a servidora do município de Macapá, Sandra Ribeiro, de 48 anos, a ação foi muito boa, principalmente porque ajudou as pessoas que estão trabalhando o dia todo na Feira.
“Saber que tem alguém cuidando de outras pessoas é muito bom, a Secretaria da Mulher está de parabéns. Ainda não conhecia os serviços oferecidos pela instituição, mas é muito importante e precisa ser ainda mais divulgado, principalmente agora no mês de outubro dedicado à saúde das mulheres”, disse a servidora.
A ação atendeu cerca de 250 pessoas entre produtoras rurais, homens e população em geral.Unidade móvel
Durante a Expofeira do Amapá, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) está divulgando e orientando o público feminino sobre os serviços que são oferecidos pela instituição como assessoria jurídica, assistência psicológica, fisioterapia, enfermagem e assistência social através da unidade móvel que está localizada próximo à entrada principal do Parque de Exposições. Em média, 400 pessoas são orientadas diariamente pelas equipes da SEPM.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!